Notícia na íntegra

Terça-feira, 25 de Maio de 2021 | Horário: 15:50

Podcast: Semana Municipal do Brincar reforça importância da prática para o desenvolvimento infantil

No podcast Acontece em SP, especialistas debatem contribuições da imaginação no aprendizado das crianças; ouça

A brincadeira é uma das principais ferramentas de aprendizado das crianças durante a primeira infância. E o assunto é realmente levado à série no âmbito dos direitos humanos e também pela gestão da cidade de São Paulo. Em todo o mundo, o calendário do mês de maio é marcado pela Semana do Brincar, que pretende lembrar que brincar é mais que um passatempo, mas um direito das crianças.

“Nos cabe perceber no brincar o que no ponto de vista das positividades do desenvolvimento das crianças, como elas são capazes de se desenvolver cada vez mais.  Como elas são capazes de se concentrar, de brincar sozinha, de assumir diferentes papéis e ser ela mesma. Isso é um sinônimo de desenvolvimento de capacidades”, afirma Sueli Amaral de Mello, doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Durante toda esta semana, Sueli e outros especialistas participam de uma programação virtual no Youtube que reúne adultos e entretém as crianças por meio de rodas de conversa e contação de histórias, discutindo nuances e trocando experiências sobre o tema. 

Nesta semana, a Prefeitura lança também um curso EaD sobre paternidade responsável.

“Vivemos períodos bastante difíceis, com questões sociais se agravando, de vários direitos sendo violados, mas é importante pensar sobre o desenvolvimento das crianças e como os adultos tem a responsabilidade de criar condições para que esse brincar possa acontecer”, diz Raissa Fontelas Rosado Gambi, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo.

A Semana do Brincar e a importância dessa atividade são temas do episódio #79 do podcast Acontece em SP. Ouça:

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn