Notícia na íntegra

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021 | Horário: 19:16

Início da fase operacional do Plano Preventivo Chuvas de Verão

Defesa Civil participa com apoio técnico e operacional

O Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) 2021/2022 iniciou sua fase operacional no início deste mês de novembro, sob coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e apoio técnico e operacional da Coordenação Municipal de Defesa Civil.

A fase de preparação e articulação ocorreu entre 1/9 e 31/10, com reuniões entre os órgãos envolvidos e a definição do plano de ação de cada Secretaria Municipal. Ao longo desta fase, os trabalhos de mapeamento de Risco Geológico e Risco de Enchentes auxiliaram no apontamento dos locais mais vulneráveis aos processos das chuvas.

As ações de prevenção incluem articulação com os territórios e as comunidades, viabilizando a comunicação direta entre a COMDEC e a população das áreas de risco. Os mais de 300 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) têm papel essencial no plano, possibilitando notificações rápidas sobre as situações de risco consumado e o atendimento através das equipes de resposta.

Em casos extremos de eventos meteorológicos, a decretação do estado de alerta máximo, equivalente ao estado de calamidade pública, será proposta pelo Coordenador Geral da Defesa Civil à Chefia do Executivo. Os órgãos municipais participantes do PPCV são responsáveis pelo levantamento de informações e dados, a serem inclusos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). Os decretos reconhecidos pela federação compõem um banco de dados, que permite analisar séries histórias, auxiliando no planejamento.

O PPCV seguirá em vigência até 31 de março de 2022, com possibilidade de extensão em situações específicas relacionadas aos eventos meteorológicos. Ao final da vigência, a Defesa Civil irá elaborar um relatório, detalhando as ocorrências e ações adotadas durante esse período.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn