Notícia na íntegra

Sexta-feira, 5 de Junho de 2020 | Horário: 17:56

Capital registrou 49% de índice de isolamento social na quinta-feira (04/06)

Autoridades de saúde recomendam índice mínimo de 55% para que a cidade volte à normalidade

Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que a cidade de São Paulo registrou 49% de isolamento social na última quinta-feira (4). O número ainda representa uma baixa adesão da capital. De acordo com a recomendação das autoridades de saúde, o índice mínimo deve ser 55%.

Embora o município tenha sido classificado na fase dois de retomada do Governo do Estado, a quarentena continua na cidade de São Paulo. Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (05) no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Bruno Covas falou sobre a importância dos últimos índices registrados na capital.

“O plano [para a retomada da economia], inclusive, prevê que se a gente não conseguir manter os índices na cidade de São Paulo, a cidade retrocede para a fase um. Por isso é importante que as pessoas permaneçam usando máscaras, evitando deslocamento desnecessários. A participação e o envolvimento das pessoas, junto com todas as ações que o poder público está desenvolvendo, como a ampliação dos leitos de UTI, que vai fazer com que a cidade passe para as fases três, quatro e cinco”, disse Covas

O distanciamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. Mesmo com a reabertura em São Paulo, há exigência do isolamento social das pessoas de grupos de risco, como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico.

O respeito ao isolamento social também é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular).  No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados 73.213 casos confirmados e 4.568 óbitos pela doença na capital. Outros 201.706 casos e 4.292 óbitos estão em investigação. Por isso que as pessoas devem colaborar ficando dentro de casa.

“A orientação da saúde, seja em São Paulo ou em qualquer outra parte do país, é para que pessoas fiquem em casa. Aglomerações, mesmo com pessoas usando máscaras, não são recomendadas pela saúde”, disse o governador João Doria.

 

SIMI-SP 
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

Leia também:
Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn