Notícia na íntegra

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024 | Horário: 10:49

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada e com mais salas de atendimento  

Unidade, localizada na região do bairro Guarapiranga, na Zona Sul, teve ampliação da área de emergência, além de dois consultórios a mais; UBS faz cerca de 3,5 mil atendimentos por mês    

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou nesta quarta-feira (17) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Souza, no bairro Guarapiranga, na Zona Sul da capital. A unidade, que já está funcionando, passou por reformas estruturais e de ampliação, com investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão.   

“Viemos vistoriar a reforma que aconteceu aqui, que deixou as pessoas muito satisfeitas. São quase 3,5 mil consultas mensalmente e esta foi uma reforma bastante grande, com novas salas, justamente para melhor atender à população”, destacou o prefeito.  

As obras da UBS começaram em dezembro de 2022 e incluem reforma no telhado, laje, cobertura externa, rede elétrica, hidráulica, pintura e piso. Houve aumento no número de salas da UBS, com dois consultórios a mais, uma sala de saúde do idoso, uma sala de reunião, uma sala saúde da mulher, dois almoxarifados (farmácia e vacina), uma sala de Programa de Atenção ao Monitoramento Glicêmico (Pamg) e a sala para telemedicina (Consultório Digital).   

As salas de emergência e a de odontologia foram ampliadas, sendo que a de odontologia realiza atendimento simultâneo nos três consultórios. O custeio mensal do equipamento, gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Monte Azul, é de cerca de R$ 1,2 milhão.     

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, ressaltou os investimentos que estão sendo feitos na área da saúde. “Estamos com mais de 80 equipamentos em reforma, além de novas construções, sempre com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento das pessoas. Na região de hoje são mais de 30 mil pessoas beneficiadas por esse equipamento”, afirmou. 

UBS Jardim Souza 
A UBS Jardim Souza atua com oito equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Atualmente, a unidade tem oito grupos das equipes no território, um grupo coordenado pela psicóloga, três grupos coordenados pela fonoaudióloga, cinco grupos pelo educador físico, dois grupos pela terapeuta ocupacional, um grupo pela assistente social e dois grupos pelo fisioterapeuta.    

São 127 profissionais para atendimento ao público, entre eles, oito médicos, oito enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem, 43 agentes comunitários de saúde (ACS), três cirurgiões dentistas e mais três auxiliares de saúde bucal, e um agente de promoção ambiental.   

No quadro de funcionários há também as equipes multiprofissionais (eMulti) que são compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais, que operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS): farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicóloga, profissional de educação física na saúde e assistente social.   

A UBS Jardim Souza conta ainda com o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), composta por dez cuidadores, um enfermeiro, um assistente social, um médico clínico, dois auxiliares de enfermagem e um assistente administrativo. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada na rua Maria José De Souza, 180.    

Além das consultas, são ofertados o programa de automonitoramento glicêmico (Pamg), aferições de pressão arterial, glicemia capilar, administração de medicação e inalação; coleta laboratorial, exames preventivos, curativos, dispensação de medicamentos e insumos, vacinação, visitas e consultas domiciliares, grupos educativos e/ou terapêuticos, atividades físicas, Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), matriciamento em saúde mental, oxigênio terapia domiciliar, planejamento familiar, insumos para pessoa com deficiência; e inserção, retirada e troca de métodos contraceptivos.     

Avanços  
A Zona Sul conta com 213 serviços de saúde. Desde 2017, a região já ganhou as UPAs Jardim Ângela, Santo Amaro, Parelheiros, Maria Antonieta e Parque Doroteia, além da ampliação e novas instalações da UPA Vera Cruz. Também foram entregues as UBS Shangrilá Ellus, Anchieta e Jardim Lucélia, bem como CER III Interlagos, CEO II Capão Redondo, CR Dor Parque Maria Helena, CTA José Araújo Lima Filho (Campo Limpo), EMAD M’boi Mirim, oito CAPS e nove Serviço de Residência Terapêutica.    

Entre 2017 e 2023 houve incremento de 31 equipes de saúde bucal (ESB), aumentando de 43 para 74 ESBs. A cobertura de atendimento odontológico passou para 84% no território de M’Boi Mirim.   

A região também foi contemplada com o Hospital Municipal Guarapiranga e Hospital Santo Amaro. 

Fotos

Imagens de apoio

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn