Notícia na íntegra

Quarta-feira, 10 de Abril de 2024 | Horário: 08:15

Prefeitura amplia vacinação contra dengue a todas as crianças de 10 a 14 anos a partir desta quinta (11)  

Vacinas serão aplicadas nas 471 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário 

A Prefeitura de São Paulo amplia a partir desta quinta-feira (11) a vacinação contra a dengue a todas as crianças de 10 a 14 anos que residem ou estudam na capital, inclusive as da rede privada. As vacinas serão aplicadas nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário. 

As doses estão sendo distribuídas nas unidades de saúde nesta quarta-feira (10). O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, lembrou o esforço da gestão municipal para conseguir mais vacinas para a cidade. “Enviamos quatro ofícios ao Ministério da Saúde solicitando doses para São Paulo por entender a importância da vacinação na proteção da população e para ajudar a conter o avanço da doença”, disse.  

Com a chegada dessas novas doses, o secretário convoca a população a fazer sua parte: “Agora contamos com os pais e responsáveis para que levem seus filhos às UBSs para receber a primeira dose da vacina.”  

Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar. Também é importante ressaltar que a criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.  

A capital recebeu um total de 177.679 doses do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Conscientização 
Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a SMS vai orientar os pais e responsáveis para que levem as crianças para as devidas UBSs de referência de sua região para a vacinação.   

As informações sobre a vacinação contra a dengue estão disponíveis na página “De Olho na Carteirinha”.  

Até o momento, a Prefeitura já aplicou 2.084 doses da vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos distritos de Itaquera (Zona Leste) e Vila Jaguara (Zona Oeste). Veja mais aqui.

Ações contra a dengue 
A Prefeitura intensificou o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue desde o início do ano. Em março, o prefeito Ricardo Nunes anunciou o incremento de R$ 240 milhões no investimento nas ações de reforço no combate à dengue, que incluem a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, contratação de médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, aumento em seis vezes do número de agentes nas ruas, que passou de 2 mil para 12 mil, mais 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3.200 agentes do Programa Operação Trabalho (POT), além de mais de 6 mil Mães Guardiãs. Veja mais aqui.

Somente neste ano, foram realizadas mais de 4.351.707 de ações de combate ao Aedes aegypti na capital, como visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros, nebulizações com drones aplicando o larvicida, entre outras. Veja aqui as medidas adotadas pela Prefeitura no combate à dengue.

A população tem um papel fundamental no combate ao mosquito e pode informar à Prefeitura sobre a existência de possíveis criadouros enviando uma mensagem para o Whatsapp do 156 (11 937123805) com os dados do local de criadouro. A Prefeitura envia as equipes ao local em um prazo de 48 horas para fazer as ações necessárias. Para fiscalizar possíveis focos de dengue na cidade, os cidadãos podem fazer a solicitação por meio dos canais oficiais da Prefeitura 156 ou diretamente no site.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn