Notícia na íntegra

Terça-feira, 2 de Abril de 2024 | Horário: 18:27

Prefeitura abre inscrições para Aceleração Moda e Costura; programa terá aporte de R$ 45 mil

Recurso será disponibilizado na forma de mobiliário, maquinário, materiais e serviços

A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para o programa Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura. A iniciativa vai ofertar aporte de R$45 mil que será disponibilizado na forma de mobiliário, maquinário, materiais e serviços, além do desenvolvimento de Planos de Atividade, orientação técnica e gerencial individual e encontros coletivos no formato de capacitações, intercâmbios ou mutirões. Os interessados têm até o dia 29 de abril para realizar a inscrição pelo site www.adesampa.com.br/fashionsampa

A aceleração Fashion Sampa foi desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e é operada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) tem como objetivo promover o fortalecimento e expansão de micro e pequenos negócios do setor de moda de São Paulo, consolidar a capacidade institucional dos grupos produtivos, apoiando sua estruturação, funcionamento e gestão, bem como a ampliação da capacidade de participarem de políticas públicas. Outras metas do programa são abrangência de novos mercados, identificação e acesso a oportunidades concretas de negócios, de parcerias estratégicas para  viabilizar o desenvolvimento de soluções sustentáveis e circulares.

"A moda não é apenas uma expressão estética, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social e econômica. Impulsionar o setor da moda não só fortalece a identidade cultural, mas também promove o desenvolvimento econômico local, gera empregos e estimula a inovação. Esta é uma oportunidade única para os micro e pequenos negócios do setor de moda de São Paulo, oferecendo não apenas recursos financeiros, mas também orientação técnica e gerencial, capacitando-os para ampliarem mercados e participarem de políticas públicas”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para a primeira edição da aceleração serão selecionados até 20 projetos de grupos produtivos que desenvolvam atividades ligadas ao setor da moda em São Paulo que atuam nos perfis de grupos de costura/modelagem, design de moda e de produção de têxteis ou a partir de têxteis. Cada grupo deverá ser composto por no mínimo quatro e no máximo 25 integrantes, formais ou informais, que desenvolvam atividades ligadas ao setor da moda como costureira, adereços, estampa, entre outros.

Para a seleção, serão consideradas oficinas, facções, grupos não formalizados, cooperativas ou associações e micro e pequenos negócios que desenvolvam atividades relacionadas ao setor da moda. Cada grupo de costura deverá ser representado por duas pessoas físicas maiores de 18 anos, que residam no município de São Paulo, não estejam inscritos no CADIN e comprovem a propriedade, posse ou uso do imóvel utilizado pelo grupo produtivo. Além disso, o projeto do grupo selecionado deverá desenvolver as atividades na capital paulista.

Para participar da seleção, cada proposta deverá utilizar tecnologias sociais e/ou sustentáveis para o setor da moda entre os temas: fortalecimento da economia solidária; incorporação de conceitos de sustentabilidade e circularidade nos processos; fornecimento de uniformes para a rede municipal de ensino; e melhoria e inovação nos processos produtivos e de gestão do negócio.

Para participar da seleção, é importante a leitura completa do edital disponível em adesampa.com.br/fashionsampa. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: cadeiatextil@adesampa.com.br

“Além de possuir uma grande relevância econômica para São Paulo, o setor da moda também carrega uma rica tradição e cultura. Por isso é fundamental a criação de políticas públicas que fortaleçam a cadeia têxtil em nosso município para incentivar e apoiar os micro e pequenos empreendedores do setor. Nosso objetivo é criar um ambiente propício para o crescimento desses negócios, permitindo que eles inovem, cresçam e contribuam ainda mais com o desenvolvimento econômico e sustentável de São Paulo”, diz o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn