Notícia na íntegra

Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2024 | Horário: 10:58

Prefeito inaugura creche no primeiro dia do ano letivo de 2024 para mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal

Créditos para a compra de materiais e uniformes escolares estão disponíveis há dois meses; famílias podem fazer as aquisições nas lojas credenciadas da capital

O ano letivo para os estudantes da Rede Municipal de São Paulo começou nesta segunda-feira (5). As mais de 4 mil escolas receberam estudantes de todas as partes da capital. Para marcar a retomada das aulas, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta segunda-feira (5) o CEI José Dias Sobrinho, no Jardim Fontalis, na Zona Norte. 

“Iniciar hoje, aqui, o ano letivo de 2024, com uma inauguração, nesta região, é muito simbólico. Além desse equipamento que a gente está colocando aqui, temos mais 4 ou 5 equipamentos de educação que estão em construção só aqui nessa região”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.    

Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), a unidade é a 19º entregue na capital, das 45 previstas até o final deste ano. Também é a quarta unidade inaugurada na região. A nova creche teve investimento de R$ 5,9 milhões, e vai atender cerca de 170 crianças de 0 a 3 anos. 

O prefeito lembrou também que este é o quarto ano consecutivo que não fila para vaga em creche na cidade de São Paulo. “É um dia fundamental para nós, retorno das aulas e a gente sabe da nossa responsabilidade. Pelo quarto ano consecutivo tem vaga de creche para todas as crianças. Entre 2013 e 2016, eram 120 mil crianças querendo uma vaga em uma creche da cidade mais rica do Brasil e não tinha. Não é só dizer que a gente tem vaga de creche para todas as crianças hoje, é importante ressaltar a qualidade do serviço que a gente está prestando”, afirmou Nunes.  

Para recebê-las com conforto e segurança, a creche possuí salas de aulas, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Com o objetivo de atender todos os estudantes, de forma inclusiva e acessível, o CEI atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.  

Além disso, a unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros. 

O secretário Fernando Padula comemorou a chegada de mais um equipamento à rede, frisando que a fila de espera para a creche segue zerada. “Desde o ano passado foram inauguradas outras 18 unidades de Educação Infantil, são vagas para garantir o atendimento imediato às crianças e famílias que precisam. Investimento que permite que a gente permaneça sem fila de espera. É com alegria que entregamos mais esta unidade neste dia especial que marca o início de mais um ano letivo e de novas oportunidades de aprendizagem e construção de conhecimento.”  

Irmão de José Dias Sobrinho, que dá o nome à creche, o senador Alvaro Dias se emocionou durante a entrega da unidade. “Eu recebi com muita emoção a informação de que essa creche levaria o nome do meu irmão, uma homenagem a um educador, um escritor, um professo. O JoDias, meu irmão, dedicou toda sua vida à causa educacional. Eu quero lembrar aqui quando eu recebi o diploma de professor da faculdade de londrina e eu fui o orador da turma, eu pedi para o meu irmão que me sugerisse algo para o meu discurso de formatura e ele disse uma frase que jamais me esqueci: professor é o artífice da pátria”, disse. 

Tia de uma criança que começou a frequentar a creche nesta segunda, Maria de Oliveira Paes elogiou a instalação do equipamento, muito esperado pelas famílias da região. “A gente precisava muito desse CEI, porque tem uma demanda muito grande de crianças. Achei tudo muito lindo, muito bem-feito, de qualidade”, disse.  


Aquisição de material escolar e uniforme 
As famílias que ainda não adquiriram os itens do uniforme e do material escolar podem fazer as compras nas lojas credenciadas. Os créditos estão disponíveis há dois meses. São mais de 490 pontos físicos em todas as regiões da cidade para aquisição do uniforme, e mais de 519 endereços para compra do material escolar. A maioria dos fornecedores são pequenos comerciantes e empreendedores, gerando emprego e ajudando a economia local.  

Assim como no ano passado, o acesso para liberação de ambos os auxílios é feito por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, cujo download poderá ser feito em qualquer smartphone. O responsável legal pela criança matriculada na rede, só precisa ter o CPF cadastrado no sistema da escola, que por sua vez, está na base de dados da Secretaria Municipal de Educação.  

Todos os estudantes têm direito ao material escolar, inclusive as crianças matriculadas nos CEIs, os créditos são disponibilizados às famílias pelo aplicativo DuePay. Cada ciclo trabalha com os itens necessários para serem utilizados durante todo o ano letivo. Entretanto, os valores mudam, de acordo com o ciclo de ensino. 



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn