Notícia na íntegra

Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2015 | Horário: 12:38

Crianças e famílias beneficiárias do programa 'De Braços Abertos' visitam Páteo do Colégio e Solar da Marquesa

Crianças atendidas pelo programa "De Braços Abertos", que atende dependentes químicos da região da Luz, participaram nesta quinta-feira (8) de uma atividade cultural com suas famílias. Juntos, eles visitaram o Páteo do Colégio, o Solar da Marquesa de Santos e a Casa da Imagem, equipamentos culturais localizados no centro da cidade. A visita foi organizada pelo São Paulo Carinhosa, programa da Política para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade.



"Essas atividades são bastante interessantes. Vivemos em um ambiente que não é tão amigável e o acesso que meus filhos têm à cultura em oportunidades como essa talvez motive eles a buscarem outras alternativas no futuro", disse Anon de Jesus, de 30 anos, beneficiário do programa e pai de cinco crianças, de 3 a 10 anos de idade.



Aline, sua filha mais velha, apesar de já ter visitado um museu com a escola, achou o Páteo do Colégio muito mais interessante. "Os bonequinhos de anjos e santos são bem bonitos, mas o mais legal mesmo acho que é o jardim. Adorei a fonte que tem aqui", disse.



Já Lucas, de 7, gostou da maquete que reproduz a cidade na época de sua fundação. "A cidade era uma grande floresta, só tinha mato e rios. Hoje não temos mais nada disso, só prédios, mais prédios e carros. Não sabia que a cidade era assim antigamente", disse.



No Solar da Marquesa, Cristal, de 10, era uma das mais curiosas. "Nunca pensei que ia ver coisas tão antigas. É legal descobrir isso e imaginar como as pessoas viviam", disse, referindo-se aos utensílios de cozinha e aos móveis que encontrou no local. "Fiquei bem surpresa ao descobrir que essa casa é de barro e não de tijolo", afirmou surpresa.



Para a orientadora sócioeducativa do programa, Michele Borges, o interesse das crianças pelas atividades culturais é nítido. "Estamos no começo desta ação, mas já na véspera dos passeios eles não falam de outra coisa. Nas visitas, eles ficam atentos a tudo, curiosos e fazem um milhão de perguntas. É bastante satisfatório ver eles se divertindo assim", disse ela, que acompanha as famílias desde o início do "De Braços Abertos", em janeiro de 2014.



Em dezembro, o São Paulo Carinhosa deu início a uma série de ações junto ao De Braços Abertos, com o intuito de proporcionar às crianças e às famílias beneficiárias do programa momentos de lazer durante as férias escolares. Possibilitou a elas o exercício do seu direito à cidadania e à cultura, por meio de atividades lúdicas, pela confraternização e pela troca de experiências. De modo geral, ação tem como intuito trabalhar com estas crianças, em situação de maior vulnerabilidade.




No dia 13 de dezembro, por exemplo, o Largo Coração de Jesus, na Luz, região central, recebeu atividades de arte-terapia, brincadeiras, esportes e contação de histórias ao longo de todo o dia. Na última segunda-feira (5), pais e filhos visitaram a biblioteca Monteiro Lobato, na Vila Buarque, também no centro. Neste fim de semana eles visitarão uma unidade do Centro Educacional Unificado.



São Paulo Carinhosa


Lançado em agosto de 2013, o programa São Paulo Carinhosa visa articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas por diversas secretarias municipais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos. No total, 14 secretarias estão envolvidas com o projeto.




O programa é composto por um comitê gestor formado por representantes das secretarias municipais de Governo, Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Cultura, Esportes, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Coordenação das Subprefeituras e Serviços.


Além das secretarias, o programa também articula ideias e atividades entre sociedade civil e governos estadual e federal, sempre em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa de Metas do município e o Plano Nacional da Primeira Infância, visando prioritariamente territórios e populações em situação de vulnerabilidade social.



Fotos
Crédito: César Ogata /SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 l Foto 6 l Foto 7


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn