Notícia na íntegra

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024 | Horário: 09:43

Com expectativa de receber 4 milhões de pessoas, Virada da Solidariedade terá shows de Michel Teló, Léo Santana, Cláudia Leitte, Pabllo Vittar, DENNIS, Joelma e Xamã

Evento será realizado neste fim de semana e população poderá doar alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e limpeza para o Rio Grande do Sul 

Pronta para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Virada da Solidariedade deste ano, que será realizada neste fim de semana (dias 18 e 19), terá grandes nomes da música, como Michel Teló, Léo Santana, Cláudia Leitte, Pabllo Vittar, Kevin O Chris, Gloria Groove, DENNIS, Joelma e Xamã. A expectativa de público é de 4 milhões de pessoas. 

Serão 12 palcos distribuídos por toda a cidade, do Centro à periferia. Também haverá apresentações nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e de parceiros, como o SESC-SP. A programação completa está disponível em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br

Além de programação para diferentes gostos e em vários pontos da capital, o evento trará uma grande movimentação financeira. Segundo projeções da Secretaria Municipal de Cultura, a Virada da Solidariedade deve gerar R$ 120 milhões de retorno financeiro para a cidade.

A Virada Cultural agora é também a da Solidariedade. Em apoio à população do Rio Grande do Sul, haverá tendas de coleta disponíveis em todas as 12 arenas de shows, em cada acesso de entrada. A contribuição é voluntária e os participantes da Virada podem doar alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e de limpeza.     

Programação das Arenas  
Com 24 horas de programação, na Arena Anhangabaú, estão confirmados os shows de Léo Santana, Joelma, Julian Marley, Pabllo Vittar, Djonga, Ara Ketu, DENNIS e Matuê. A arena inclui também o Palco São João, que recebe artistas como Cassiane e show de Àttooxxá e Karol Conká, e atrações na Praça das Artes.    

A Arena Brasilândia recebe em seus dois palcos shows de Rincon Sapiência, Sandra Sá, Edi Rock, Marvilla, L7nnon, Nicoli Francini, Mumuzinho, Hungria, Marquinho Sensação, Sarah Beatriz e as atrações da Viradinha Brincadeiras de Todos os Tempos e Banda Fera Nenem.   

A Arena Butantã apresenta os artistas Lenine, Baile do Simonal e Léo Maia, Vanessa da Mata, Eli Soares, Rastapé, Viradinha com Queen Live Kids e, encerrando a festa, Maria Rita no Palco Butantã. Já no Palco Pirajussara, apresentam-se Lia de Itamaracá e Natascha Falcão, Brisa Flow, Victin, Os Garotin e a atração para crianças Território do Brincar.   

Na Arena Campo Limpo, dividida em Palco Campo Limpo e Palco Rio Diniz, acontecem as apresentações de Leonardo, MC Lipi, Elba Ramalho, Marcelo Falcão, Manu Bahtidão, Arlindinho, Catedral, Reinaldinho e Ily, Marcelo & Rayane, além das atrações da Viradinha Trupe Trupé e Território do Brincar. 

Já a Arena Capela do Socorro, nos palcos Capela do Socorro e Guarapiranga, traz shows de Michel Teló, Latino, Roberta Miranda, Solange Almeida, Ton Carfi, A Dama, Teto e WIU, Ilê Aiyê, Billy SP, além de duas apresentações do Circo Spacial, integrando a Viradinha.    

Na arena Cidade Tiradentes, acontecem shows de MC Hariel, Psirico, Dexter e Salgadinho, Vou Pro Sereno, MC Cebezinho, Cortejo Afro, Marcados, Maria Cecília & Rodolfo e a atração da Viradinha Funk SPzinho.   

Na arena Heliópolis, apresentam-se Xanddy Harmonia, Francy, Junior Vianna, MC Daniel, Silvanno Salles, Caio Costta, Maneva, Thalles Roberto, Kawe, além das atrações da Viradinha Bob Zoom e Brincadeira de Todos os Tempos.   

A Arena Itaquera traz shows de É O Tchan, BK’, Major RD, Vulgo FK, Projota, MC Lele JP, Padre Antônio Maria, Quintal da Magia e as atrações da Viradinha Tiquequê e Primaverar.   

Na Arena M’Boi Mirim, acontecem shows de Claudia Leitte, MC Davi, Paula Mattos, Kemilly Santos, Israel & Rodolfo, Loubet, Yasmin Santos, Daniela Araújo, Doce Encontro, e as atrações da Viradinha Sainha de Chita e Ocupação Mundo Giras.   

Na Arena Parada Inglesa, Gloria Groove, Fundo de Quintal, Xamã, MC IG, Bruninho & Davi, Luccas Carlos, Shaodree,  Marcelo Aguiar, Ivo Meirelles são os artistas confirmados, além das atrações da Viradinha Abrakbça e Brincadeira de Todos os Tempos.   

Já na Arena Parelheiros, apresentam-se Kevin O Chris, Raça Negra, Banda Mel, Planta e Raiz, Veigh e Eliezer de Tarsis, além de Duo Badulaque, integrando a Viradinha.    

Na Arena São Miguel, acontecem os shows de Geraldo Azevedo, MC Paiva, Toni Garrido, Mano Walter, Tarcísio do Acordeon, Maskavo, Marcos & Belluti, Padre Alessandro Campos, Filomena Bagaceira e as atrações da Viradinha Mundo Bita e Território do Brincar.     

Espaços Culturais  
No Centro Cultural da Penha, acontecem shows de Jup do Bairro e Rico Dalasam, dia 18, às 18h e 20h, respectivamente. No Centro Cultural da Juventude, a banda Ratos de Porão se apresenta dia 18, 21h. No Teatro Flávio Império, show de Zeca Baleiro, dia 18, 20h. Já na Casa de Cultura São Miguel Paulista, o grupo Peixelétrico se apresenta dia 19, 15h, e na Casa de Cultura do Tremembé, Far From Alaska, dia 19, 13h. No Centro Cultural do Grajaú, show de Jorge Aragão, dia 19, 19h.    

No Teatro Paulo Eiró, a peça O Pai, com Fúlvio Stefanini, é apresentada dia 19, às 19h, e Fim de Festa, Um Mergulho Para Remixar a Realidade é apresentada no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 18 e 19. Já na Biblioteca Mário de Andrade acontece show de Tiê, dia 18, 19h, e na Biblioteca Monteiro Lobato, Primaverar, atração da Viradinha, no dia 19, 10h.      

SESC  
As ações do Sesc na Virada Cultural da Solidariedade acontecem em 19 unidades da capital paulista, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Literatura, Tecnologias e Artes e Artes Visuais. “Esta parceria do Sesc com a prefeitura municipal, portanto, dialoga diretamente com a ação regular da instituição que, cotidianamente, disponibiliza ao público prioritário e à sociedade em geral uma ampla programação sociocultural e de lazer a preços subsidiados ou mesmo gratuita, em ambientes acolhedores”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.   

Entre os destaques na programação do Sesc na Virada estão as apresentações de Tom Zé (Sesc 14 Bis), Ed Motta (Sesc 24 de Maio), Cris SNJ (Sesc Avenida Paulista), Anelis Assumpção (Sesc Belenzinho), Zélia Duncan (Sesc Bom Retiro), Fat Family (Sesc Consolação), Mato Seco (Sesc Interlagos), Francisco, El Hombre (Sesc Itaquera), Mariene de Castro e Roberto Mendes (Sesc Pinheiros) e Funk Como Le Gusta (Sesc Pompeia), entre outros. 

Transporte
A SPTrans informa que no fim de semana estarão em operação 1.118 linhas no sábado (18) e 1.028 linhas no domingo (19).  A partir da meia-noite de sábado para domingo (19), os munícipes podem se locomover gratuitamente de ônibus municipal por meio do Domingão Tarifa Zero. São aproximadamente 12 mil linhas de ônibus funcionando em toda a cidade.  Além disso,  46 linhas terão mudança de itinerários ou pontos, até segunda-feira (20). Saiba mais aqui.

Em parceria com o Metrô-SP, as estações Anhangabaú (Linha Vermelha) e São Bento (Linha Azul) vão funcionar para embarque e desembarque 24 horas. As demais estações das Linhas 1, 2, 3 e 5 permanecerão abertas somente para desembarque durante toda a madrugada. Na linha 4 amarela, o embarque de madrugada será apenas pela estação Vila Sônia, e as demais estarão abertas para desembarque e transferência.     

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito em diversas regiões da cidade durante o evento. A medida visa garantir as condições de segurança e fluidez do tráfego durante os eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Veja mais.

Acessibilidade  

Todos os 22 palcos têm área PCD próximo, com produtores com deficiência recebendo o público (sujeita à lotação).  Em parceria com a SMPED, os shows contam com tradução simultânea em libras (exceto atrações da Viradinha).     

Sustentabilidade  
Em parceria com a Virada ODS, a Virada Cultural da Solidariedade 2024 será um Festival Carbono Neutro, neutralizando todas as emissões de carbono geradas. Adicionalmente, o evento conta com o apoio do serviço SELIMP, que providenciará a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas arenas para a coleta de recicláveis. Após o evento, o SELIMP gerenciará a coleta e o encaminhamento dos materiais recolhidos para cooperativas, promovendo a reciclagem eficiente e a economia circular.     

Programação Completa  
A programação completa está disponível em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br e está sujeita a alterações.    

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn