Notícia na íntegra

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024 | Horário: 12:19

Com obras aceleradas, Viaduto Santa Ifigênia vai recuperar sua arquitetura original

Prefeito Ricardo Nunes vistoriou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (11); com investimento de R$ 6,7 milhões, intervenções fazem parte do maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade

Cartão postal de São Paulo, o viaduto Santa Ifigênia está em fase acelerada das obras que vão garantir a segurança e devolver sua arquitetura original. A intervenção foi vistoriada pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (11), durante as ações da 27ª edição do programa Prefeitura Presente, na região da Sé. O prefeito ressaltou que o trabalho está sendo minucioso para resgatar as características originais da estrutura. 

Com investimento de R$ 6,7 milhões, essa é a maior intervenção já realizada no local, necessária após a Prefeitura de São Paulo constatar problemas de segurança como a deterioração da estrutura, fissuras, infiltrações e corrosão nas armaduras metálicas. 

A obra está autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e vai preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas, além de recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados. Os trabalhos devem ser concluídos no próximo mês de agosto.

O prefeito ressaltou que estão sendo tomando todos os cuidados para a preservação deste patrimônio e que a Prefeitura de São Paulo encomendou pastilhas personalizadas idênticas às atuais em uma fábrica localizada no município de Tambaú, devido à indisponibilidade no mercado das pastilhas no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Serão substituídos cerca de 3.300 m2 de piso.

As intervenções fazem parte do maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade. Estão incluídos serviços de reparos rasos e profundos, tratamento de fissuras, recuperação de juntas de dilatação, pintura com verniz antipichação, pintura de estruturas metálicas, proteção de guarda-corpos, recuperação de aparelhos de apoio metálicos e melhorias no sistema de drenagem.

Também será realizada a impermeabilização e reconstrução da laje, que apresenta infiltrações que causam danos estruturais e comprometem a segurança da via, além da recolocação das tradicionais pastilhas que compõem o piso.

De estilo art nouveau, o Viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913. É um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a Avenida Prestes Maia.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn