Notícia na íntegra

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024 | Horário: 17:45
Compartilhe:

Aquático-SP transporta mais de 34 mil pessoas e faz mais de mil viagens em 5 semanas 

Primeiro sistema de transporte público por barcos, Aquático faz a travessia da represa Billings em 12 ou 17 minutos  

Primeiro transporte hidroviário público da cidade, o Aquático-SP transportou mais de 34 mil passageiros nas cinco primeiras semanas de operação assistida. O número foi registrado entre os dias 13 de maio e 16 de junho.  

Durante esse período, já foram realizadas mais de 1.000 viagens, considerando ida e volta. O dia mais movimentado foi no feriado de Corpus Christi, em 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram as embarcações para seus deslocamentos. Na semana entre 10 e 16 de junho foram registrados 7,5 mil passageiros, mantendo a média de mais de 7 mil por semana. 

O Aquático-SP é o primeiro transporte hidroviário público de São Paulo e entrou em operação em 13 de maio na represa Billings, Zona Sul.  

As viagens são realizadas em duas embarcações, o Bororé I, com capacidade para 60 pessoas sentadas durante a operação assistida e o Biguá2, com 30 assentos. O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.  

O novo modal de transporte funciona em operação assistida com duas embarcações que fazem a travessia pela Represa Billings, na Zona Sul, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, beneficiando 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira.  

O trajeto feito pela embarcação Bororé I tem 5,6 quilômetros e a travessia dura cerca de 17 minutos, tempo bem menor do que o realizado por ônibus, que leva em média 1h20. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos.  

Atualmente a operação assistida funciona das 9h às 17h30*, com viagens gratuitas até 31 de dezembro de 2024.   

Além de garantir maior agilidade e rapidez nos deslocamentos, ao final da operação assistida o Aquático-SP terá total integração com o transporte por ônibus, com a utilização do Bilhete Único, e já conta com duas novas linhas de ônibus elétricos, uma ligando o bairro de Cantinho do Céu ao novo terminal hidroviário e a outra ligando o Terminal Santo Amaro ao Aquático-SP, no Mar Paulista.     

A operação assistida, que segue de forma gratuita aos passageiros, estará em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano. A SPTrans trabalha na expansão da operação do Aquático-SP na represa Billings para atender a região do Cocaia. 

 

*Texto atualizado em 24/06/2024 com novo horário de funcionamento

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn