Notícia na íntegra

Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2021 | Horário: 12:23

Zona Leste ganha mais uma estação da Linha 15 – Prata do Metrô

O prefeito de São Paulo em exercício, Milton Leite destacou a qualidade da obra de primeiro mundo do jeito que a população precisa e merece com um transporte digno

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (29) a estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, num novo trecho com mais 1,75 km, na Zona Leste. É a 11ª estação do monotrilho, que passa a ter 14,6 km de extensão operacional, ligando Vila Prudente à região do Iguatemi. Essa nova estação terá demanda prevista de cerca de 40 mil pessoas por dia, possibilitando aos moradores da região uma redução de até 50% no tempo de deslocamento até o centro, em comparação a viagem por carro ou ônibus.

O prefeito de São Paulo em exercício, Milton Leite participou da inauguração e destacou a qualidade da obra entregue. “É uma construção de primeiro mundo do jeito que a população precisa e merece com um transporte digno. A cidade de São Paulo também tem a preocupação de uma gestão com olhar social aos que mais necessitam que são da periferia”, disse.

Milton Leite lembrou que a Prefeitura está empenhada no fechamento do acordo, aprovado pelo Legislativo, que possibilitará uma melhor qualidade de vida aos paulistanos. “Estamos próximos de encerrar uma dívida mensal de R$ 250 milhões com o governo federal. Esses recursos serão destinados à população da periferia que precisam muito de serviços e equipamentos que dão uma qualidade de vida bem melhor”, completou o prefeito em exercício.

Inicialmente, a estação Jardim Colonial vai funcionar diariamente das 10h às 15h, permitindo a realização de testes e ajustes nos demais períodos. Haverá cobrança de tarifa. O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradativamente até a operação em horário integral. Um trem exclusivo vai percorrer o trecho entre a nova estação e São Mateus. Os passageiros que vão sentido Vila Prudente, deverão desembarcar em São Mateus e embarcar em um outro trem. Já quem vai para Jardim Colonial, deverá desembarcar em São Mateus e embarcar no trem exclusivo com destino à nova estação. Funcionários do Metrô e mensagens sonoras pelas estações vão auxiliar os passageiros a prosseguirem suas viagens.

Segundo o governador em exercício, Rodrigo Garcia, essa é a quinta estação que o Governo estadual entrega desde 2019. “Quando assumimos, tínhamos muitos problemas com obras paradas no Estado de São Paulo. Trabalhamos para buscar as soluções e a Linha 15 é um exemplo disso. Conseguimos entregar as estações do Jardim Planalto, Sapopemba, da Juta, São Mateus e agora, a do Jardim Colonial, que é a última do trajeto original. Masd não vamos parar por aqui”, disse Garcia

Com a abertura de Jardim Colonial, a rede de transporte sobre trilhos em São Paulo chega a 377 km de extensão, atendendo a 23 diferentes municípios por uma única tarifa. Somente na região metropolitana de São Paulo são 353 km de trilhos, sendo 104,4 km nas linhas de metrô. “Uma linha de metro significa vários minutos ou horas dentro de ônibus, o que significa um tempo maior com a família e de lazer”, completou o governador em exercício

A estação

Localizada na avenida Ragueb Chohfi, esquina com a rua André de Almeida, a estação tem 4,5 mil m² de área construída, com sanitários e estruturas totalmente acessíveis. São três elevadores e nove escadas rolantes, além de piso podotátil e paraciclos para o estacionamento de 80 bicicletas. Também há portas automáticas de segurança que abrem na chegada dos trens.

Jardim Colonial tem o padrão estético das demais estações da Linha 15, com um conceito arquitetônico para interferir o mínimo possível na paisagem local. Ela fica a cerca de 15 metros de altura, no canteiro central da Avenida Ragueb Chohfi, sendo composta por concreto aparente e coberturas que facilitam a ventilação e iluminação natural. São três níveis de pavimentos: acessos (térreo), mezanino e plataformas, com 90 metros de comprimento e quase 10 metros de largura.

Seu diferencial está no chamado “Telhado Verde”, que cobre as lajes dos dois acessos da estação – um em cada lado da Avenida Ragueb Chohfi – com jardins e diversas espécies de plantas. Ao todo são 218 m² de jardins, ajudando a melhorar o ar da região e auxiliar para a redução das ilhas de calor.

Essa área vai se somar ao paisagismo que o Metrô implantou ao longo do traçado da Linha 15, trazendo mais verde à zona leste. Entre Vila Prudente e Jardim Colonial, são 15 km do canteiro central das avenidas Anhaia Mello, Sapopemba e Ragueb Chohfi com ciclovia segregada e 140 mil m² de jardins, composto também por 4 mil árvores, Jardim de Chuva de 110 m² e Biovaleta com 9 mil m², que recebem água do escoamento superficial do entorno e auxiliam na drenagem local.

Linha 15-Prata

Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil que conecta as regiões leste e sudeste à toda rede de trilhos de São Paulo. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

A linha agora tem 14,6 km de extensão e 11 estações. No início da atual gestão (2019), uma das primeiras medidas foi ampliar a operação para o horário integral, também retomando e concluindo as obras de outras quatro estações, além de iniciar a construção de Jardim Colonial. Essas medidas aumentaram a capacidade de transporte da Linha 15, que também passou a ser a linha do Metrô mais bem avaliada pelos passageiros.

O Metrô trabalha na ampliação da linha com a licitação já em andamento para contratar as obras que vão construir mais duas estações (Boa Esperança e Jacu Pêssego) no sentido leste. Também haverá uma outra etapa no sentido oeste – em fase final de projeto para licitar as obras - que vai construir a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. Com essas três estações, a linha deve chegar ao total de 14, com 19,8 km de Ipiranga a Jacu Pêssego, podendo transportar 485 mil pessoas por dia.

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