Sexta-feira, 26 de Maio de 2023 | Horário: 16:31

Vila Maria/Vila Guilherme ganha primeiro serviço para crianças e adolescentes vítimas de violência

Serviço contempla mais um distrito da cidade, em conformidade com o estabelecido no Plano de Metas do Município

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou o Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV) ‘Arcanjo Samuel’, o primeiro no distrito da Vila Maria e Vila Guilherme, na zona norte da capital.

O novo serviço tem capacidade para atender 80 crianças e adolescentes vítimas de violência, onde serão realizados acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de auxiliar os atendidos na superação da violência vivida, reparação de direitos e no fortalecimento dos vínculos familiares, através de atividades lúdicas, tais como pinturas artesanais, rodas de conversa, contação de histórias, entre outras.

O SPCAVV ‘Arcanjo Samuel’ é um dos oito novos serviços abertos pela SMADS no período de um ano, superando o compromisso firmado pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2022, que previa a criação de seis equipamentos dessa modalidade de atendimento, conforme estabelecido, inclusive, no Plano de Metas do Município.

Uma das metas que definimos ao longo de 2022 foi a de levar esse serviço, de maneira mais célere possível, para os territórios onde não havia esse atendimento, que é essencial para o desenvolvimento de políticas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes. E neste ano, estamos colhendo os frutos desse planejamento. Na Vila Maria e Vila Guilherme implantamos o primeiro SPVV. Ainda neste ano, outras regiões da cidade serão contempladas com esse serviço. É uma maneira que acredito ser eficiente para que o silêncio entorno da violência contra crianças e adolescentes seja quebrado”, declarou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

O SPCAVV ‘Arcanjo Samuel’ é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ser Especial - Associação Assistencial de Integração ao Trabalho, com repasse mensal de R$ 52.311,40. A OSC conta com oito serviços em parceria com a SMADS, sendo: quatro Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); uma República Para Jovens; um Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico; uma Residência Inclusiva e, agora, um SPCAVV.

A SMADS dispõe, atualmente, de 37 SPVV’s distribuídos em diferentes regiões da cidade, que trabalham em conjunto com outros serviços da rede, com capacidade de atendimento mensal para 3.460 crianças e adolescentes.

Ao todo, são 29 serviços para crianças e adolescentes na região da Vila Maria e Vila Guilherme, sendo: 18 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s); quatro Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP); dois Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA); um Centro De Convivência Intergeracional (CCInter); um Centro para a Juventude (CJ); dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e um Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV).