Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021 | Horário: 21:13

Vila Itororó é inaugurada para ser o centro cultural de toda população de São Paulo

Espaço localizado na Bela Vista foi reaberto nesta sexta-feira (10) e conta com mais de dez edificações, que abrigarão atividades artísticas e de lazer
1123131-Inauguração Polo Cultural e Criativo Vila Itororó

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou nesta sexta-feira (10) o Centro Cultural Vila Itororó, na região central, com programação 100% gratuita. O espaço de 6 mil m² conta agora com dez edificações que abrigarão as mais diversas atividades artísticas e de lazer. Anteriormente, apenas a área do Galpão estava disponível para performances.

A “Vila” foi tombada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) em 2002 e pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), em 2005. Sua restauração teve início em 2013.

Para o prefeito Ricardo Nunes, trata-se de um local que está à altura de São Paulo. “O Itororó será o espaço das pessoas das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e das periferias. São Paulo, capital mundial da vacina, é acolhedora que recebe a todos com amor. Aqui há democracia, diversidade e temos público de todas as regiões do Brasil e do mundo. Com esses predicados, só poderia ser um lugar onde se encontra cultura em todos os cantos. A cultura será uma ferramenta muito importante para a retomada da atividade econômica na cidade”, enfatizou.

A secretária municipal de Cultura, Aline Torres, destacou que o centro cultural tem um simbolismo muito grande. “A Vila Itororó completará cem anos em 7 de setembro de 2022. Foi feito com recurso público, com apoio da Lei Rouanet e com muito apoio. Hoje está sendo aberto para a sociedade apropriar-se dele”, afirmou a secretária.

Atrações
A reabertura, nesta sexta, foi marcada pela iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulada “Fonte de Luz do Itororó”, assim como os shows de Jairo Pereira e do projeto de música eletrônica, com projeções de vídeo arte Freebeats. Neste sábado (11) o Vila estreia no circuito cultural paulistano, integrando a Jornada do Patrimônio, que reúne atividades diversas ligadas à memória da cidade.

Cinema e aprendizado
Shows, feiras gastronômicas e de artesanato, assim como oficinas, exposições e um café farão parte das atrações fixas do complexo. Futuramente, o acervo da biblioteca que já está funcionando no local será integrado ao Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

Sessões de cinema ao ar livre também estão previstas na programação do Itororó, com o projeto Cine Clube Éden. Trata-se de uma homenagem ao Clube Éden Liberdade, espaço esportivo que funcionava no imóvel.

Além de opções de lazer, o complexo conta com uma unidade do Fab Lab, rede de laboratórios públicos com 13 espaços espalhados pela cidade. Nesses locais é possível fazer cursos de diversas áreas como criação de jogos, costura ou modelagem 3D. Artesãos e pequenos empreendedores da região também podem usar os equipamentos do Fab Lab para produzir itens como roupas, artesanato e até cenários para peças teatrais.

Serviço - Vila Itororó
Endereço: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista, São Paulo - SP