Domingo, 25 de Julho de 2021 | Horário: 15:29

Com protocolos de saúde e segurança, Vale do Anhangabaú é reaberto

876871-Reabertura do Vale do Anhangabaú

Cumprindo todos os protocolos de saúde e combate ao coronavírus, a Prefeitura de São Paulo reabriu, a partir de hoje (25), o Vale do Anhangabaú, das 08h às 12h. O espaço recebeu a população paulistana com uma programação cultural de eventos e atividades coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“Hoje é um dia de bastante alegria para a cidade de São Paulo, com a reabertura do Vale do Anhangabaú. É muito bonito ver as pessoas brincando e participando aqui”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O processo de reabertura aconteceu, pois a capital atingiu 80% de imunização do público elegível com ao menos uma dose da vacina. As atividades foram realizadas com distanciamento social e os participantes utilizaram máscaras durante todo o período no local.

A retomada das atividades no município acontece com cautela e respeitando as decisões das autoridades sanitárias. “A Prefeitura de São Paulo, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prioriza os espaços abertos, que são a Paulista, os parques, CDCs e Anhangabaú, as calçadas dos comércios”, explicou Nunes.

As reformas realizadas no local foram percebidas, positivamente, pela população. “O Anhangabaú vai dar uma outra cara para o Centro. Antes, uma vez ou outra, eu vinha aqui aos domingos, mas não tinha muito o que fazer. A reforma trouxe uma sensação de segurança, espero voltar aqui outras vezes”, disse o morador da região, Plinio Mendonça.

Participaram da reabertura, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, os vereadores André Santos, Thammy Miranda e João Jorge. Os secretários de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, Segurança Urbana, Elza Paulina, Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, e Cultura em exercício, Taís Lara, também estiveram presentes.

Programação cultural
A SMC elaborou uma programação de intervenções no Vale, entre as quais exposição em homenagem aos profissionais da saúde e a intervenção do coletivo SHN, com ilustrações de pessoas de máscaras em bandeirolas, fazendo alusão ao momento da pandemia da Covid-19. As ações começaram neste domingo (25).

Com nove painéis distribuídos pelo Vale, a Exposição “Olhares da Linha de Frente" traz retratos de profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19. As pinturas são assinadas pelo artista Alexandre Ignácio Alves. Dialogando com o tema da pandemia, o coletivo SHN traz ilustrações de pessoas de máscaras nas bandeirolas, penduradas nos postes de iluminação do Vale.

Entre as outras intervenções, está a instalação “Anhagabaú: Um rio de luz e resistência”, do Studio Visualfarm, que ocupa a nova fonte do vale com projeções e lasers. Serão realizados dois espetáculos por semana, às terças e quintas, totalizando vinte apresentações, a partir de 29 de julho. Outro destaque são as intervenções nos quiosques do Vale — cada um dos 11 quiosques receberá uma diferente.

Grupos teatrais consagrados da cidade, Os Satyros e Pia Fraus organizam visitas guiadas lúdicas ao Vale do Anhangabaú. A atividade, com um grupo para o público em geral e outro para o público infantil e familiar, trará curiosidades e fatos da história do Vale e da região.

Valorizando a importância histórica do Vale, a exposição “O Vale em Constante Mutação” traz um resgate histórico e afetivo das constantes transformações pelas quais o Vale do Anhangabaú passou. A curadoria foi feita em parceria do Museu da Cidade de São Paulo com o Departamento de Patrimônio Histórico, ambos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Fiscalização
A Subprefeitura Sé ampliou as equipes de fiscalização em combate ao comércio irregular para atender o local aos domingos. Quatro equipes atuam na região do Anhangabaú. A Avenida Paulista, que foi reaberta no último domingo (18), também conta com equipes de fiscalização. A operação conta com o apoio da Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, e da Guarda Civil Metropolitana.

Durante a abertura experimental do local, o prefeito salientou que o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social serão amplamente fiscalizados e, em caso de descumprimento, autuados. “Assim que desci do carro, já me falaram de uma funcionária da empresa terceirizada, a empresa será autuada e multada, pois é responsabilidade de uma empresa, principalmente se é terceirizada da Prefeitura, orientar os seus funcionários”, destacou Nunes.