Quinta-feira, 22 de Junho de 2023 | Horário: 11:15

UPA 21 de Junho terá capacidade para 20 mil atendimentos mensais na região da Freguesia do Ó e Brasilândia

Equipamento na Zona Norte deve ser entregue no fim de 2024 e funcionará 24h, com serviços de clínica médica, pediatria, ortopedia, psiquiatria e odontologia; unidade contará com 27 leitos
778251-Visita às Obras da UPA 21 de Junho

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhou a evolução das obras da unidade de Pronto Atendimento (UPA) 21 de Junho, durante a ação Prefeitura Presente, promovida nesta quinta-feira (22) na região da Freguesia do Ó e Brasilândia, Zona Norte, e destacou a capacidade de atendimento que ela passará a ter. Quando concluída, a unidade poderá atender 20 mil pessoas por mês nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, psiquiatria e odontologia.

“Aqui era um prédio de 1.700 m² e agora faremos uma grande UPA com mais de 3 mil m², uma demanda muito antiga dos moradores desta região, que agora terá uma das maiores UPAs da cidade”, disse o prefeito.

Localizada na avenida João Paulo 1º, 421, na Freguesia do Ó, a UPA 21 de Junho será uma unidade tipo III e funcionará 24h, com 27 leitos disponíveis. No local onde ocorre a reforma, funcionava um pronto-socorro, que passou a atender temporariamente no mesmo endereço da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Palmeiras, na rua Francisco Lotufo, 24, Vila Palmeiras, na região da Brasilândia.

“Um dos diferenciais desta unidade será a oferta de 10 leitos de psiquiatria para a população. Atendendo esta comunidade, o projeto da UPA foi discutido amplamente com o Conselho Gestor e atendemos todos os pedidos”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, que acompanhou o prefeito na vistoria.

A reforma dessa UPA teve início no fim de novembro de 2022 e deve ser concluída em 2024. A unidade tem uma área total de 3.066,70 m², dos quais 1.761,58 m² são referentes à área reformada e 1.305,12m² de área ampliada. O valor investido é de mais de R$ 15 milhões.