Terça-feira, 28 de Julho de 2020

Unidade Básica de Saúde Vila Calu ganha consultório odontológico

Equipamento também foi reformado para oferecer conforto e melhorar atendimento à população, inclusive com mais profissionais
1322399-Entrega da reforma da UBS Vila Calu e implantação do serviço de odontologia

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (28) mais um equipamento de saúde reformado no município. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Calu, no M’boi Mirim,  na Zona Sul da capital, recebeu um novo consultório odontológico que auxiliará no atendimento à saúde bucal da região. O prefeito Bruno Covas esteve no local para vistoriar a unidade.

“Ampliamos muito essa área da saúde bucal na cidade de São Paulo para que tivéssemos atendimento em todas as regiões”, disse o prefeito. “Devolvemos à população um equipamento reformado para poder prestar um serviço de muito melhor qualidade”, ressaltou o prefeito.

No início da operação, o novo espaço contará com uma equipe formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal (ASB). No mês de agosto, a unidade ganhará mais três equipes com seis profissionais, sendo três cirurgiões e três auxiliares. A previsão é que o equipamento realize mais de 770 atendimentos odontológicos por mês e cerca de 2.700 procedimentos.

“Aqui funcionava uma sala que praticamente não tinha uso. Então, nós reformamos para ampliar esse tipo de atendimento, atendendo a uma demanda dos moradores da região”, lembrou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Além da nova estrutura odontológica, a UBS Vila Calu recebeu uma reforma completa, com o objetivo de oferecer mais conforto e atendimento de qualidade à população. Foram trocados os pisos da unidade, realizada uma nova pintura interna e externa, além de uma nova cobertura com a reforma do telhado. Os trabalhos foram realizados mediante emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil.

“Ter dentista aqui é ótimo, uma maravilha. Nós estamos precisando mesmo. O nosso bairro é muito carente e só tinha um consultório odontológico lá no Capela. Só que a nossa região cresceu muito e a demanda era muito grande. Por isso que ele vai nos ajudar”, disse a moradora Erivaldete Santos Cardoso.

A UBS Vila Calu conta atualmente com 68 colaboradores e possui uma estrutura física com 30 salas, que variam entre consultórios, medicação, farmácia, vacina, curativos, entre outras. Por mês, são realizadas, em média, 1.664 consultas médicas, 624 consultas de enfermagem, além de 4.800 visitas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde em residências.

Serviço: UBS Vila Calu
Endereço: Estrada do M’ Boi Mirim, 10.416 - Zona Sul