Notícia na íntegra

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023 | Horário: 16:42

Último dia da Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá Vanessa da Mata e mais outras 25 atrações

Mais de 2 mil estudantes participarão de atividades e terão um dia de imersão na cultura negra

A III Edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá mais de 25 atrações gratuitas nesta terça-feira (21), último dia de evento. A cantora Vanessa da Mata será a última a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30. 

O dia será dedicado às crianças, com muitas atrações para o público infanto-juvenil das escolas municipais. Contação de histórias, atividades interativas e visita guiada a todos os espaços do evento estão na programação. “É muito importante para nós trazer a criançada para a Expo, pretos e não-pretos, pois serão eles que irão criar a sociedade antirracista que desejamos e pela qual tanto lutamos”, explica a gerente da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural e coordenadora da Expo 2023. 

No total, 2.300 alunos das escolas municipais visitarão a feira antirracista. No espaço, ocorrerão bate-papos, contação de histórias, apresentações, exposições, oficinas e experiências gustativas. A proposta é evidenciar as políticas públicas do município para uma educação antirracista. 

Às 10h30, têm início os quatro painéis de debates do dia, realizados no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (antigo Parlatino). “Quilombos e Tradição Oral” é o tema do primeiro painel, que terá a participação de Nego Bispo, Mãe Kabeca de Xangô e Alessandra Ribeiro. Os demais debates abordarão ainda o genocídio e o encarceramento da população preta, os negros na mídia e na cultura brasileira, e a economia do carnaval. Um dos destaques será a participação do embaixador da Expo, o ator Aílton Graça, que participará do painel “A Lei 10.639 e a Mídia: Possibilidades e Limites”. 

Velha Guarda 

No lounge da exposição principal, a partir das 10h30, a velha guarda da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais e maior vencedora do carnaval paulistano, será recebida para um bate-papo. Histórias de antigos carnavais e ancestralidade preta serão o tema da conversa com esses verdadeiros griôs, sábios guardiões e guardiãs das tradições orais, passadas de geração a geração na contação de histórias, na música e no próprio carnaval. 

Às 13h30, a batida do funk toma conta da Expo e abre as atrações do palco principal com MC Don Juan. Às 18h, será a vez dos sucessos e do samba do cantor Mumuzinho, e nos intervalos o baile segue animado com os embalos da DJ Luciana. 

Feira de afroempreendedores 

O Memorial tem ao todo 5 palcos montados, além de praça de alimentação e feira de afroempreendedores, com mais de 180 expositores. Na área de alimentação os melhores pratos da culinária afro-brasileira.

Palco Cultura 

No Palco Cultura, vai ter teatro do grupo Aboyomis - Bonecas Encantadas e das Fadas Black, apresentações da DJ Luciana e do grupo Jazz Prazz Dezz. 

Palco Comunidade 

No Palco Comunidade, destaque para o Samba da Vela, que se apresenta às 11h30, para o Pagode da 27 com Graça Braga, às 15h, e fechando a programação, o espetáculo Voodo Woman, às 17h. 

Espaço Erê 

A área dedicada às crianças será um dos destaques do dia com a visita dos alunos de escolas municipais, que poderão acompanhar a apresentação teatral “Criança Sob Nossa Guarda”, às 10h30, Contação de Histórias Pretinhas, às 13h, e a competição Vivência - Jogo: Mancala Awelé, às 15h. 

Entrada gratuita 

A entrada é gratuita, mas precisa se cadastrar no site ou direto no local para liberar o acesso ao evento. Basta se cadastrar uma só vez, mas a entrada será limitada à lotação do espaço. Menores de idade só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis. Verifique a classificação indicativa e a programação completa de shows e debates no site.

Sobre a Expo 

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma iniciativa da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME). 

Serviço 

Quando: até terça-feira (21) das 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.

Entrada gratuita mediante inscrição antecipada

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn