Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023 | Horário: 11:40

UBS Santa Luzia, em Guaianases, receberá novas instalações para dobrar número de atendimentos

Após conclusão das obras, anunciadas nesta quinta-feira (14), unidade terá capacidade para realizar cerca de 10 mil procedimentos por mês para beneficiar mais de 18 mil pessoas

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última quinta-feira (14) a construção das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, localizada em Guaianases, na Zona Leste. O novo espaço terá capacidade para realizar aproximadamente 10 mil atendimentos por mês, beneficiando uma população de cerca de 18 mil pessoas. Atualmente, 76% da população da região de Guaianases é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio foi realizado pelo prefeito Ricardo Nunes durante a ação Prefeitura Presente, no CEU Jambeiro, em Guaianases. “Tivemos nove agendas nesta região, pois são oportunidades de estarmos perto da população, que pode sentir que o prefeito não é algo distante, que participa junto com os secretários, durante todo o dia. Temos muitas obras realizadas no bairro, na área da habitação, drenagem, recapeamento, ampliação dos espaços de lazer e mais do que isso, acompanhar, fiscalizar as obras que estão em execução e, principalmente, ouvimos a população sobre o que é preciso fazer mais”, destacou o prefeito.

Com o custeio mensal em torno de R$ 867 mil (seguindo referência de unidade do mesmo porte) e recursos do Fundo Municipal de Saúde, a obra custará cerca de R$ 12 milhões e ser iniciada em dois meses, com previsão de término no primeiro semestre de 2025. A unidade permanecerá sob contrato de gestão com a Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina.

“Esta é uma reivindicação antiga da população. Nós vamos transferir a UBS Santa Luzia para um espaço melhor, com acessibilidade e consultórios amplos, para que a população possa ser atendida com maior qualidade e conforto.”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A atual UBS Santa Luzia está localizada na rua Conjunto da Paz, 29. As novas instalações estarão na rua Francisco Gil de Araújo, 333.

Estrutura física
O novo prédio da UBS Santa Luzia terá cerca de 1.200m² de área construída, com dois pavimentos. Dobrará para seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e múltiplos profissionais, além de salas de reuniões, salas para agentes comunitários de saúde (ACSs), recepção e amplas salas para o atendimento, com fácil acesso e acessibilidade.

A nova instalação contará ainda com equipe de saúde bucal, que realizará serviços de prevenção, tratamento e recuperação, ações educativas, procedimentos coletivos em espaços sociais de sua área de abrangência, atendimentos às urgências e encaminhamentos para outros níveis de atenção, quando necessário.

Mutirão de serviços
No Prefeitura Presente desta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu também um mutirão de serviços na praça Presidente Getúlio Vargas, rua Capitão Pucci, s/nº, para os cidadãos que compareceram ao local. Houve vacinação para adultos e crianças, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, imunização para os pets, orientação sobre Registro Geral do Animal (RGA) e exposição de animais sinantrópicos.

Somando as oito mais recentes ações do Prefeitura Presente, nos dias 29 de junho, 7, 14 e 20 de julho e 4, 18 e 24 de agosto, e ontem, a SMS realizou a aplicação de 2.066 vacinas contra raiva em pets e 666 doses de imunizantes diversos na população; realizou 142 testes rápidos de hepatite C, 142 de hepatite B, 142 testagens para HIV e outros 128 para sífilis.

Houve ainda aferição de pressão arterial (PA), atendimento de práticas integrativas complementares em saúde (Pics) com aplicação de cromoterapia, auriculoterapia e reiki, além de distribuição de panfletos sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hanseníase, junto com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.