Sexta-feira, 31 de Julho de 2020 | Horário: 13:43

UBS Jardim Coimbra passa por reforma e ganha serviço de odontologia

Unidade tem capacidade para 3.360 procedimentos odontológicos mensais
1268679-Entrega da reforma da UBS Jardim Coimbra e implantação do serviço de odontologia

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (31) mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada no município. Para beneficiar os moradores do M’ Boi Mirim, na Zona Sul, a UBS Jardim Coimbra passará a oferecer um novo serviço que auxiliará no atendimento à saúde bucal da região. O prefeito Bruno Covas visitou o local para vistoriar o término da reforma.

"O atendimento à população vai melhorar bastante, pois, nesta UBS, teremos agora serviços odontológicos, que não tínhamos antes", disse o prefeito Bruno Covas que, em seguida, vistoriou as obras de ampliação do CAPS 24h M' Boi Mirim. "São dois espaços reformados para poder melhorar o atendimento que é prestado na área da saúde aqui do município", concluiu Covas.

Os quatro consultórios odontológicos da UBS receberão pacientes da UBS Jardim Coimbra e, também, da UBS Jardim Caiçara. No início da operação, o novo espaço contará com uma equipe, formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal (ASB). A partir de agosto, a unidade ganhará mais quatro equipes com oito profissionais, sendo quatro cirurgiões e quatro auxiliares. Ao todo, a capacidade da unidade é para realizar até 960 atendimentos odontológicos por mês e 3.360 procedimentos.

"Antes era muito difícil encontrar serviços de odontologia aqui. Eu moro no bairro há mais de 40 anos e nunca encontrei um serviço como este, era apenas um pré-atendimento no Jardim Margarida. Por isso, eu espero que esta ampliação realmente nos ajude", disse a moradora do bairro, Célia Rodrigues.

Entre os anos de 2017 e 2020, a região do M’Boi Mirim teve sua operação de saúde bucal ampliada em 27 equipes, aumentando de 42 para 69 equipes. Com esta entrega, a cobertura de atendimento odontológico chega a 85% no bairro.

Reforma
Além da nova estrutura odontológica, a UBS Jardim Coimbra passou por uma grande reforma para oferecer mais conforto e atendimento de qualidade à população. Foram realizadas manutenções na estrutura predial, parte hidráulica, elétrica e ambiência do andar inferior da unidade. Os trabalhos realizados custaram aproximadamente R$ 200 mil.

A UBS Jardim Coimbra conta atualmente com 104 colaboradores e possui uma estrutura física com 41 salas, que variam entre consultórios, sala de medicação, farmácia, sala de vacina, sala de curativos, entre outras. Por mês, são realizadas em média 2.912 consultas médicas, 1.092 consultas de enfermagem, além de 8.400 visitas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde em residências.

Serviço:
UBS Jardim Coimbra