Terça-feira, 25 de Novembro de 2014 | Horário: 09:54

Troféu Raça Negra 2014 reconhece ações afirmativas da Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu na noite desta segunda-feira (24) a 12ª edição do Troféu Raça Negra 2014, realizado na Sala São Paulo, região central da cidade . O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Pinto, foram homenageados.Haddad foi homenageado por seus feitos na área de inclusão dos negros no ensino superior das universidades federais e do Prouni, quando ocupou o cargo de ministro da Educação. O prefeito também foi lembrado pela criação da Secretaria da Igualdade Racial no município e pela sanção à Lei de Cotas para negros no serviço público de São Paulo.

“O nosso país amadureceu demais nos últimos dez anos. Hoje mesmo eu li uma matéria dizendo que o número de matrículas de negros nas nossas universidades aumentou 260% em apenas dez anos. Ou seja, nós mais do que triplicamos a presença dos negros nas nossas universidades. Nós sabemos que a maioria desses negros vai obter o primeiro diploma universitário da família, uma coisa que vai irradiar novas perspectivas para as nossas comunidades, sobretudo para as nossas comunidades mais pobres, promovendo o desenvolvimento humano de todos os cidadãos”, afirmou o prefeito.

O secretário Antônio Pinto foi homenageado por ser  um dos ativistas na defesa dos negros no Brasil. “É um prêmio espetacular que mostra a autoestima de uma população que não está acostumada a tê-la, além de ser um momento para refletir sobre as conquistas do ano. Todo ano nos encontramos aqui, o poder público, a sociedade civil, para além de refletir sobre o que significa o mês de novembro e também comemorar o fato de ser negro e de estar no Brasil”, disse o secretário sobre o evento.

Esta edição o troféu também prestou homenagem a Nelson Mandela (1918-2013)com a entrega do prêmio a Graça Machel, viúva do ex-presidente sul-africano e do líder moçambicano Samora Machel. Ativista política e defensora dos Direitos Humanos, Graça foi eleita em 2010 pela revista Times uma das 100 figuras mais influentes do mundo, além de ser a primeira mulher a ser primeira-dama de duas nações.

“Essa é uma noite em que nós, paulistas, paulistanos, brasileiros e cidadãos do mundo nos juntamos para dizer que nós queremos um mundo, um país, um estado e uma cidade de todos, sem distinção de cores e sem distinção de classe social, com as mesmas oportunidades na nossa sociedade. É para isso que nós trabalhamos e que nós continuamos acreditando na educação como a ferramenta mais importante para fazer a mudança e para permitir que nós alcancemos os nossos objetivos”, afirmou o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Esportes, Celso Jatene, e de Educação, Cesar Callegari, e o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

Troféu Raça Negra

O Troféu Raça Negra foi criado pela organização não governamental Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural em 2000, durante as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A segunda edição ocorreu em 2004 e, a partir daí, passou a ser realizado anualmente com o objetivo de reconhecer e enaltecer pessoas que contribuem em diversas atividades.O prêmio, segundo os organizadores, também tem o papel “de propiciar às próximas gerações o registro da determinação, trabalho, perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade mais plural”.

Imagens para download

Crédito: Fábio Arantes / SECOM