Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021 | Horário: 13:51

Tendas de reforço chegam ao último dia com mais de 13 mil agasalhos e cobertores distribuídos

Ação conta com cinco tendas temporárias que entregam alimentos quentes, agasalhos e cobertores à população em situação de rua, e realiza atendimentos até às 22h de hoje

A ação de reforço da Prefeitura de São Paulo ao acolhimento de pessoas em situação de rua, que já vem sendo feito pela Operação Baixas Temperaturas, finalizou os cinco primeiros dias de funcionamento com um total geral de 13.626 cobertores e agasalhos distribuídos, além de 19.574 bebidas quentes e 18.707 sopas. A ação, que começou na última quarta-feira (28/07) devido a chegada dos dias mais frios do inverno paulistano, teve o funcionamento prorrogado até às 22h de hoje.

Após o término da iniciativa de reforço, os acolhimentos à população em situação de rua seguem sendo realizados pelo Operação Baixas Temperaturas até setembro, durante o período do inverno. A ação emergencial intersecretarial, organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com a participação da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, conta com cinco tendas que realizam a distribuição de sopa, chá, chocolate quente, agasalhos e cobertores em diferentes regiões da capital.

As tendas ficam localizadas na Praça da Sé (região Central), Praça Princesa Isabel (Luz), Largo da Concórdia (Brás), Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). Além dos alimentos e agasalhos, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) colocou sete ônibus extra e mais 15 Vans do Atende, além dos veículos já utilizados desde o fim de abril, para garantir o transporte de quem aceitar o abrigamento. Os encaminhamentos realizados nesta segunda-feira (02/08) seguem o cronograma de retorno na terça-feira (03/08) pela manhã.

O final de semana também foi marcado pela disponibilização de atendimento para animais de estimação da população em situação de rua, na tenda localizada na Praça da Sé, que começou no sábado (31/07). A equipe da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP) atende gatos e cachorros que precisam de atenção e cuidado, realizando a aplicação de medicamentos e distribuindo petiscos e ração, além de possíveis encaminhamentos caso necessário.