Sábado, 27 de Maio de 2023 | Horário: 16:19

Tarde ensolarada e agradável em São Paulo

Neste sábado (27), a temperatura máxima chegou aos 26,6°C e os menores índices de umidade se aproximaram dos 40%

A tarde deste sábado (27) permanece ensolarada, agradável e com tempo estável na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 27°C em São Miguel Paulista, na Zona Leste, e 26°C em Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 46% e 54%.

Hoje, a média da temperatura máxima chegou aos 26,6°C e os menores índices de umidade se aproximaram dos 40%.

Os dados do CGE apontam que maio de 2023 acumulou até o momento 11,1mm de chuva, o que corresponde a apenas 20% da média do mês, que é de 55,5mm. Foram 6 dias de chuva contra a média de 11 dias que normalmente chove nesse mês. Com pouca chuva e muitos dias ensolarados, as temperaturas máximas permanecem 1,2°C acima da média que é de 23,5°C. Já a média das mínimas do mês está em 14,4°C, dentro do esperado que é de 14,5°C. A combinação de falta de chuva e ar seco dificulta a dispersão dos poluentes, prejudicando a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Nas próximas horas, o tempo permanece estável e seco. Durante a noite, a temperatura apresenta lento e gradual declínio, enquanto que os percentuais de umidade se elevam. Não há previsão de chuva.

Tendência para os próximos dias:

No domingo (28), o sol aparece pela manhã, mas a propagação de uma frente fria ao largo do litoral paulista muda direção dos ventos que passam a soprar do quadrante sul entre a tarde e a noite. Por conta disso, a máxima não deve superar os 24°C, e há previsão de garoa e chuva leve em pontos isolados, entre o fim da tarde e à noite.

O sistema frontal rapidamente se afasta para o litoral fluminense, no entanto, os ventos de retaguarda, que sopram do mar, facilitam a entrada de umidade em toda a faixa leste paulista. Dessa forma, a segunda-feira (29) será marcada por céu encoberto, sensação de frio e chuviscos ocasionais. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15°C e a máxima de 19°C.