Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021 | Horário: 20:50

Selo de Direitos Humanos e Diversidades reconhece 141 iniciativas de empresas

O Selo é o reconhecimento das iniciativas e práticas de inclusão e diversidade nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor

A Prefeitura de São Paulo promoveu, na noite desta sexta-feira (29), no Museu do Futebol, no Pacaembu, Zona Oeste, a cerimônia híbrida de premiação da 4ª edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade. O evento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), é o reconhecimento das iniciativas e práticas de inclusão e diversidade nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Durante a cerimônia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou que a Prefeitura está empenhada em contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.

“Em qualquer lugar do mundo o trabalho da nossa cidade é reconhecido com relação à inclusão. A entrega deste Selo, que hoje premia 141 empresas, nos deixa felizes porque cabe ao poder público fazer ações para incentivar organizações sociais e instituições privadas para que tenhamos uma cidade cada vez mais fraterna e mais humana”, enfatizou.

A secretária municipal de Direitos humanos e Cidadania, Cláudia Carletto, afirmou que é muito importante reconhecer as organizações que, por meio de suas iniciativas e ações, entendem e valorizam a importância da diversidade e dos direitos humanos tanto para as empresas como para seus colaboradores e a sociedade em geral.

“Falar do selo, de sua quarta edição e dos nossos 141 premiados, entre empresas, instituições, terceiro setor e órgãos públicos é muito importante, porque vemos a transformação acontecer no ambiente laboral. Ela acontece dentro desses espaços e transborda às ruas”, disse a secretária.

Iniciativas

Entre as iniciativas premiadas destaca-se o programa de trainees da Magalu para profissionais negros que, na época do lançamento, causou polêmica e gerou críticas por direcionar vagas com recorte racial. Agora, é reconhecida pela cidade por estar de acordo com a necessidade de ações afirmativas e repara violações de direitos historicamente cometidas contra a população negra. Outras ações reconhecidas com o Selo estão empresas como Ambev, PepsiCo, McDonald’s, Bradesco e o Metrô de São Paulo.

Sobre o Selo

Na sua quarta edição, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade reconhece iniciativas e ações que promovem a inclusão com impacto social nas categorias: Igualdade racial (10); LGBTI (4); pessoas idosas (12); mulheres (21); pessoas em situação de rua (6); pessoa imigrante (14); pessoa com deficiência (18); juventude (4); infância e adolescência (9); pessoa privada de liberdade ou egressa do sistema carcerário (1) e transversalidades (42).

Assim como na edição anterior, foi mantida pontuação adicional para iniciativas que contemplavam não somente a inclusão, mas também se adequavam ao contexto da pandemia, com medidas relativas ao combate de seus efeitos. Uma novidade deste ano foi a eliminação das iniciativas que zeraram sua pontuação.

Categorias temáticas

De acordo com os critérios do Selo as organizações precisam, para inscrever suas iniciativas no programa, estarem enquadradas em 12 categorias temáticas. Uma delas a “Povos Indígenas”, criada nesta edição, porém nenhuma iniciativa foi reconhecida nesta área.

Ainda de acordo com os critérios do programa, para a promoção dos Direitos Humanos as inscrições também podiam estar enquadradas em três dimensões: Inclusão e Gestão de Diversidade, como práticas de contratação, promoção e gestão de pessoas alinhadas com a diversidade e promoção dos direitos humanos; Responsabilidade Social, como projetos voltados à comunidade e à sociedade; e Imagem e Relacionamento, como iniciativas voltadas à comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços voltados à inclusão e promoção da cidadania.

O selo possui validade de um ano e a organização que participou da edição anterior pode se inscrever na seguinte. Além do reconhecimento, as empresas e instituições destacadas passam a integrar a Rede do Selo, que promove encontros para a troca de boas práticas, formando uma cadeia de impulso à diversidade.
Para ver a relação de empresas e iniciativas reconhecidas pela quarta edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, clique aqui.