Notícia na íntegra

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 | Horário: 18:41

Secretarias de Relações Internacionais e de Saúde promovem webinário sobre anemia falciforme

Objetivo do seminário, que será transmitido neste sábado (19) às 10h, é debater sobre as doenças que afetam a população negra

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, as secretarias de Relações Internacionais e da Saúde promoverão neste sábado (19) o webnário "População Negra e a Anemia Falciforme". O evento, que será transmitido pelo Facebook da Secretaria Municipal da Saúde a partir das 10h, faz parte da iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais com o projeto São Paulo - Farol de Combate ao Racismo Estrutural.

O seminário será mediado pela professora e assessora especial da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Adriana Vasconcellos, e terá a participação da secretária de RI, Marta Suplicy, em sua abertura.

De acordo com Adriana Vasconcellos, a incidência da anemia falciforme é mais comum nesse público. E devido à intensa miscigenação, também pode afetar indivíduos pardos e brancos.

"Esse estudo é necessário e transversal", afirma Adriana.

Durante o webinário também será abordado o tema da pobreza menstrual - pode ser definida pela escassez não somente de produtos de higiene, mas de informações e condições básicas para praticá-la durante esse período como condições dignas de moradia, saneamento básico e água potável - e como o tabu da menstruação afeta as mulheres negras.

Também participarão do evento a assessora técnica na área de saúde da população negra da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Lígia Santos Mascarenhas; o vereador Antônio Donato; o ex-secretário municipal de Saúde, Dr. Gonzalo Vecina; a coordenadora da Associação Pró-falcemicos (APROFE) e presidenta do Fórum dos portadores de patologias do Estado de São Paulo, Sheila Ventura Pereira. Também estarão presentes a enfermeira e especialista em Gestão de Políticas Públicas com Recorte em Gênero e Raça, Leila Rocha; e a diretora da escola Cosme Faria e criadora do Banco dos Absorventes, Edicleia Pereira Dias.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn