Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 | Horário: 15:53

Secretaria de Esportes inaugura sala de Levantamento de Peso Olímpico

Prefeitura de São Paulo é a primeira e única do país a oferecer estrutura para a formação de atletas de alto rendimento. Área foi implementada nas dependências do Centro Olímpico

A Secretaria de Esportes e Lazer (Seme) inaugurou nesta terça-feira (28), a sala de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) para a formação de atletas. O espaço é o primeiro centro de treinamento da modalidade totalmente público dedicado ao esporte e leva o nove de Edmilson Dantas da Silva, precursor do levantamento de peso no Brasil.

Trata-se da 11ª modalidade do Centro Olímpico, que já conta com o futebol feminino, vôlei, basquete, judô, natação, atletismo, boxe, handebol, ginástica artística e luta olímpica. Mais de 800 atletas treinam no COTP, equipamento da Prefeitura de São Paulo.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, a nova modalidade mostra o avanço do Centro Olímpico na formação de atletas de alto rendimento. “O futebol feminino é referência em todo o país, jogadoras que já passaram ou estão atualmente na seleção começaram aqui no COTP. São muitos atletas importantes que têm uma história nesse equipamento da Prefeitura”, disse.

Thiago Milhim também lembrou que a nova modalidade começou com o “pé quente”. “Nossos primeiros atletas foram muito bem no último fim de semana, no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, disputado no Rio de Janeiro. Felipe Dias conquistou o primeiro lugar na categoria Sub-17 e foi quarto lugar no Sub-20. Beatriz Kamile ficou em terceiro na categoria Sub-17. É um sinal que começamos no caminho certo”, completou.

O coordenador do Centro Olímpico, Tiago Camilo, destacou o fato da modalidade de LPO estar dentro um equipamento público. “É muito importante essa iniciativa, o investimento público, no caso da Prefeitura, no esporte. Sabemos do retorno que temos para a sociedade quando o poder público tem o olhar voltado ao esporte”, disse.

Edmilson Dantas

O ex-atleta Edmílson da Silva Dantas, que dá nome à sala de LPO do Centro Olímpico, é precursor do levantamento de peso olímpico no Brasil, com participações nas Olimpíadas de Seul, em 1988, Barcelona, em 1992, e Atlanta, em 1996. Foi medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Havana e Mar del Plata e teve muitas outras conquistas na carreira.

Emocionado com a homenagem, Edmilson Dantas disse estar confiante no trabalho que será realizado para a formação de novos atletas. “Tive uma longa carreira, e quando comecei havia muito preconceito, foi uma luta enorme. E hoje ser homenageado com um espaço que leva meu nome, que será usado para a formação de atletas, é um orgulho muito grande”.

Edmilson Dantas também destacou a capacidade do treinador escolhido para comandar a modalidade. Luís Lopes, o cubano, tem no currículo quatro participações em olimpíadas, seis medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e 17 medalhas em mundiais defendendo Cuba.

“Temos muitos anos atuando como treinador. Vamos formar nossa seleção masculina e feminina e passar por todas as etapas de treinamento. Estou muito confiante que vamos formar grandes atletas, já tivemos resultados no último fim de semana com apenas nove semanas de trabalho. Nossa expectativa é muito boa”, explicou o treinador.

Peneiras

As primeiras peneiras para a escolha de atletas de LPO serão realizadas nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), para nascidos entre 2001 e 2010, das 13h30 às 17h30. Os selecionados na primeira fase vão passar por mais uma etapa nos dias 01 e 02 de outubro.

História

A história do levantamento de peso começou na China. Em 1.100 a.C., os chineses utilizavam a prática como ferramenta para selecionar novos soldados para o Exército. Levantar diversos pesos era um pré-requisito para ser aceito. Na Grécia antiga, a prática era usada como preparação para outros esportes.

Na modalidade, existem dois tipos de provas, o arranque e o arremesso. A inserção do Levantamento de Peso nos Jogos Olímpicos aconteceu em Atenas 1896. As mulheres só começaram a competir em Sydney, em 2000.

Centro Olímpico

O COTP é um equipamento da Seme voltado ao esporte de alto rendimento. O Centro funciona nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 19 anos participando de competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais de suas faixas etárias, sem nenhum custo para os atletas ou seus pais.

Qualquer criança ou adolescente que esteja estudando pode ingressar nos quadros do Centro Olímpico, por meio de processos seletivos. O COTP oferece: atletismo, basquete, boxe, futebol feminino, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação, vôlei, e agora levantamento de peso olímpico.