Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

Secretaria de Educação lança livro “Sala de Leitura: vivências, saberes e práticas”

Horário: 00:00
Material que traz trajetória do programa será apresentado aos profissionais da Educação Municipal em transmissão ao vivo na próxima sexta-feira (11)

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo realizará a live de lançamento da obra “Sala de Leitura: vivências, saberes e práticas”. A transmissão acontecerá no canal do Youtube do Núcleo Técnico do Currículo (NTC), às 14 horas. A publicação pode ser acessada virtualmente no Portal SME e também está sendo entregue às escolas.

O livro mostra a trajetória do programa, por meio da contribuição de Professores Orientadores de Sala de Leitura que já trabalharam na iniciativa ao longo destas décadas. Também apresenta a identidade, a importância da formação continuada oferecida pela Rede Municipal de Ensino, a orientação aos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) em seus fazeres pedagógicos, considerando os territórios, já que vivências e experiências estão contextualizadas nele, com suas características e necessidades.

Na live, Idméa Semeghini Siqueira e Jose Nicolau Gregorin Filho, irão falar sobre os conceitos discutidos no material, além da ação do professor de sala de leitura como mediador da leitura literária. Também haverá a presença da professora Nágila Euclides da Silva Polido, uma das organizadoras do documento, que abordará a proposta da publicação e seu percurso histórico para a tratativa deste registro.

Além destas participações, a professora Juliana Marques irá compartilhar sua experiência de trabalho, tendo como base o livro e outras ações que a formaram como Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL). A mediação será feita por Samir Mustapha e contará ainda com a participação do poeta Daniel Carvalho.

Juliana Mutafi e Karla Queiroz, responsáveis pela Sala e Espaço de Leitura (SAEL) na SME, explicam que o momento de ler e refletir acerca do material concretiza a identidade e as práticas orientadoras acerca do potencial do professor de sala de leitura que tem como foco o trabalho com a leitura literária, de fruição estética, artística e humanizadora.

Clique aqui para acessar a publicação “Sala de Leitura: vivências, sabres e práticas”.

Salas e Espaços de Leitura

O Programa Salas e Espaços de Leitura está incluído na política municipal de leitura, atualmente sintetizada no Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB – Lei Municipal nº 16.333/2015) e no Plano Municipal de Educação (Lei Municipal nº 16.271/15).

As Salas e Espaços de Leitura constituem um programa de incentivo à leitura e à formação de leitores, sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, que articulam projetos e ações de leitura concretizados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação.

É uma experiência, além de pioneira, bem-sucedida em termos de permanência e abrangência do programa, já que tem continuidade na Rede Municipal de Ensino há quase cinco décadas e atende todas as modalidades de ensino. O Programa é um dos mais longevos e abrangentes do Brasil voltado à leitura literária e à formação de leitores.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Salas e Espaços de Leitura.