Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 | Horário: 15:44

Saúde: UBS Jova Rural é aberta ao público

Unidade Básica é o segundo equipamento de Saúde inaugurado pela Prefeitura de São Paulo na zona norte, em uma semana. Local será referência em saúde para população de 24 mil pessoas na região.

Melhorar o atendimento da saúde na região norte de São Paulo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). entrega, nesta segunda-feira, 21, para a população da zona norte, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jova Rural. A obra começou em 2015, foi paralisada no ano seguinte deixando apenas um esqueleto tomado pela vegetação. A construção retomada e concluída neste ano passa a ser uma referência para o atendimento de uma população de 24 mil pessoas.

A unidade localizada na Rua Alfeu de Alcântara Monteiro, conta com 86 profissionais, e capacidade para mais de 6 mil atendimentos de Saúde por mês, sendo de 2,5 mil consultas médicas, 936 consultas de enfermagem no modelo de Estratégia Saúde da Família e 600 consultas e 2.100 procedimentos odontológicos, além de 7.200 visitas de agentes comunitários de saúde.

Atuando de forma humanizada, a UBS desenvolverá programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde, como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Tabagismo, Grupo Planejamento Familiar e Núcleo de Prevenção à Violência.

A nova unidade é administrada pela Secretaria da Saúde em parceria com a organização social (OSS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), por contrato de gestão.

A UBS é a segunda unidade de Saúde inaugurada na zona norte em uma semana. Na segunda-feira , dia 14,  a Prefeitura entregou a UPA Pirituba à população da região.

A UBS Jova Rural foi construída pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). A unidade construída em um terreno de 2.006 m² conta com 7 consultórios médicos, 2 leitos de observação, consultório odontológico, sala de curativos, sala para coleta de exames, sala de enfermagem, sala de vacinas, raio-x, refeitório, vestiários, auditório, além de salas para agentes de saúde e assistência social.

Serviço:

UBS Jova Rural

Endereço da UBS: Rua Alfeu de Alcântara Monteiro, 280
Conjunto Habitacional Jova Rural
Horário de atendimento: De segunda a sexta de 07h às 19h.