Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2022 | Horário: 16:32

Saúde promove prevenção ao HIV em evento com representantes de religiões afro-brasileiras

Reconhecimento dos terreiros como núcleos de promoção da saúde é tema de debate da 8ª edição do Xirê.

A 8ª edição do Xirê – Encontro Municipal de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, evento promovido pela Prefeitura na última quarta-feira (7) por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, contou com a participação de lideranças religiosas, agentes de prevenção, ativistas, pesquisadores e profissionais da saúde atuantes na integração entre os terreiros e as ações preventivas realizadas na capital. A iniciativa, que faz parte das atividades alusivas ao Dezembro Vermelho, ocorreu na Galeria Olido.

“O projeto Xirê existe há 13 anos em parceria com as religiões de matrizes africanas e os serviços de saúde. Ao longo dessa história percebemos que essa iniciativa é, na verdade, um aprendizado mútuo e essa troca de conhecimento tem resultado na ampliação do debate sobre a resposta aos casos de HIV/Aids no município, o que favorece a articulação com a rede municipal especializada em IST/Aids”, ressalta Adriano Queiroz, coordenador do Setor de Prevenção da Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo.

A parceria surgiu com a necessidade de ampliar as ações para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de vincular e reter usuários nas unidades de saúde da rede especializada. Dessa forma, durante os últimos anos foram distribuídos insumos de prevenção nos espaços religiosos, como preservativos, teste rápido para HIV, profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV.

“Promover a saúde e estar vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) é também trazer a devida visibilidade que o povo de terreiro deve ter, especialmente por todas as contribuições culturais que trouxemos. Então, o primeiro passo foi apresentar o projeto e sua importância para os filhos de santo da casa, para os terreiros e pessoas convidadas por mim”, relata o Pai André de Oxum, da Tenda Espiritualista de Umbanda Filhos de Aruanda, localizada em Vila Prudente. Segundo ele, as ações já realizadas no terreiro incluíram painéis de luta contra a Aids, distribuição de preservativos e testagem para HIV.

Ao longo do evento Xirê, foi abordado um panorama geral sobre a prevenção do HIV, além de mostrar os desafios das unidades de saúde durante o contato com os espaços religiosos, conseguindo identificar as necessidades particulares de cada terreiro em relação à saúde pública, o que levou à percepção da importância de atualizar informações relacionadas à prevenção combinada (que é o uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, aplicadas em múltiplos níveis, do individual ao coletivo), PrEP, PEP e outros assuntos. A qualificação dos profissionais de saúde que participam do projeto e a ampliação do diálogo com o maior número de terreiros ficou como meta para serem traçadas em 2023.

Metas e conquistas

Em 2021, foi estabelecido pelos estados-membros das Nações Unidas o conjunto de metas chamado 95-95-95, para o enfretamento ao HIV/Aids, determinando que 95% das pessoas que vivem com HIV/Aids sejam diagnosticadas; 95% das que conhecem seu diagnóstico estejam em terapia antirretroviral (Tarv); 95% das pessoas que vivem com HIV e estejam em Tarv apresentem carga viral suprimida a níveis indetectáveis. Essas metas têm como objetivo evitar 3,6 milhões de novas infecções por HIV e 1,7 milhão de mortes relacionadas à Aids em todo o mundo, até o ano de 2030.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SMS, divulgado pela Coordenadoria de IST/Aids em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), os índices de novos casos de infecção por HIV na cidade de São Paulo diminuíram pelo quinto ano consecutivo. Em 2021, foram registrados 2.351 novos casos de HIV, 37,5% a menos do que no ano de 2016, quando houve 3.761 registros.