Quarta-feira, 1 de Setembro de 2021 | Horário: 16:51

Saúde oferece acompanhamento e reabilitação psicológica a quem foi afetado pela Covid-19

Impactos da pandemia na saúde mental devem ser tratados com atenção

Além das sequelas físicas deixadas pelo quadro de Covid-19, como a perda contínua de paladar e olfato ou até mesmo alguma dificuldade para realizar uma atividade de rotina, a doença também pode causar impactos na saúde mental. O acompanhamento de pacientes com sequelas pós-Covid é feito no município de São Paulo desde o início da pandemia.

De acordo com o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), conduzido pela neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin, cerca de 80% dos pacientes podem ficar com disfunções cognitivas depois de se recuperar da Covid-19.

Esse, inclusive, é um cenário visto com frequência pela psicóloga Larissa Pires Ribeiro, que faz parte do NIR (Núcleo Integrado de Reabilitação), localizado na UBS Jaçanã. Lá, ela integra uma equipe multiprofissional que ajuda no acompanhamento e reabilitação de pessoas com sequelas pós-Covid. "É uma disfunção cognitiva ligada à perda de atenção, de memória, às vezes questões até ligadas às funções executivas, memória operacional, flexibilidade cognitiva e um sofrimento emocional importante relacionado, ou não, ao período de internação", explica a profissional.

O sofrimento emocional citado pela psicóloga é visto majoritariamente em pessoas que ficaram internadas durante um tempo e, nesse período, tiveram que conviver com um cenário de piora clínica de outros pacientes. “É a iminência de morte que alguns pacientes vão vivendo durante esse período, até mesmo quando não vai para o hospital, porque, às vezes, está em casa com medo de que o quadro evolua e precise ser internado”, diz.

Em casos assim, Larissa sugere que pode existir a necessidade de uma reabilitação cognitiva e uma psicoterapia associada para que o paciente consiga superar o momento sofrido.

Sem diagnóstico

Os efeitos da pandemia na saúde mental afetam até mesmo quem não teve o diagnóstico de Covid-19. A psicóloga aponta que uma atualização das crises de pânico, por exemplo é percebida nos atendimentos clínicos.

“Antigamente, o paciente tinha a sensação de estar infartando. Hoje em dia, a preocupação é com a respiração”, explica Larissa. Ou seja, quando a respiração fica irregular por algum motivo, seja por ansiedade ou esforço físico, o atual receio é que seja um possível sinal de Covid-19. "E se eu começo a ficar nervoso, prestar tanta atenção à minha respiração e passo a perder um pouco o fôlego... Eu tendo a ficar mais ansioso", complementa.

Outra questão que impacta a saúde mental de pessoas que não estão com Covid-19 é o contínuo prolongamento da pandemia, que contribui para o desenvolvimento de muitos quadros depressivos. "No ano passado, a gente via os pacientes chegando muito ansiosos. E agora, é a depressão muito associada, porque vem daquilo de 'Não passa nunca', 'Não importa o que eu faça, esse período não passa'. Então, eles vão chegando com um humor deprimido", explica Larissa.

Rede municipal

No Núcleo, é feita inicialmente uma avaliação cognitiva por meio de testes para entender qual é a disfunção do paciente. "Hoje a gente aplica aqui o MoCA (Avaliação Cognitiva Montreal, que vem de Montreal Cognitive Assessment), Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) e teste de cancelamento. Na aplicação desses testes, a gente vê qual é a disfunção, se a inabilidade é atencional ou de memória, ou visuoespacial. A reabilitação é feita a partir de atividades, que podem ser com quebra-cabeça, jogo da memória ou Sudoku", conta a psicóloga.

O acompanhamento de pacientes com sequelas pós-Covid é feito no município de São Paulo desde o início da pandemia. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que quem perceber qualquer sequela da doença, seja física ou psicológica, pode procurar uma das 468 UBSs da capital para solicitar atendimento. Em seguida, de acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado à rede especializada para o tratamento adequado.