Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022 | Horário: 18:50

Saúde municipal reforça importância da vacinação no Dia Mundial de Combate à Poliomielite

UBSs e AMAs/UBSs Integradas vacinam das 7h às 19h; campanha de vacinação ocorre até o fim deste mês

No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a vacinação contra essa e outras doenças por meio de busca ativa interna em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, além da verificação de carteirinhas nas escolas municipais.

Na atual campanha contra a poliomielite são aplicadas as vacinas orais contra a doença (VOP) em crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Até o momento, 348.574 crianças com idade entre 1 e 4 anos e 11 meses foram imunizadas na campanha iniciada em 8 agosto, estendida no município até o fim deste mês.

Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade e a VOP, aos 15 meses e aos 4 anos. A cobertura vacinal atualmente é de 79,78%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 95%.

Também são aplicadas outras vacinas em crianças e adolescentes de até 15 anos que estejam com doses do calendário básico vacinal em atraso. As vacinas contempladas na campanha de multivacinação são: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV. Até o momento, 1.092.834 crianças e adolescentes foram imunizados na campanha de multivacinação, que também terminará no fim deste mês.

Para a vacinação nas escolas a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), realiza ação de verificação da situação vacinal dos estudantes nas escolas por meio da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA).

O coordenador de Vigilância em Saúde da capital, Luiz Artur Caldeira, reforça que, “diante do alerta global de ressurgimento da poliomielite e outras doenças graves que acometem a população infantil, mães, pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem levar seus filhos aos postos de saúde para a verificação da situação vacinal, garantindo a imunização, se necessário”.

A SMS destaca que a adesão às doses da cobertura vacinal básica é incentivada ao longo de todo o ano para o público elegível. Os imunizantes podem ser encontrados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas. Para consultar o endereço da unidade de saúde mais próxima, basta acessar a plataforma Busca Saúde.