Sábado, 2 de Janeiro de 2021 | Horário: 13:08

Saúde: mulheres estão mais propensas às doenças ginecológicas no verão

Passar muito tempo com o biquíni molhado favorece o surgimento de bactérias e fungos na região genital

O verão chegou e, com ele, o momento de colocar um biquíni para tomar sol, desde que seja longe de aglomerações. Para que o lazer não se torne uma experiência desagradável, é preciso tomar cuidado no sentido de evitar o aparecimento das doenças ginecológicas.

O problema está em passar longos períodos com o biquíni molhado em contato com a região genital. Somado ao calor e ao suor, a área fica abafada e torna o ambiente propício para o surgimento de bactérias e fungos que dão origem a corrimentos e doenças como a candidíase e a vaginose bacteriana.

Segundo a médica Sônia Raquel Leal, ginecologista responsável pela Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo, as doenças mais comuns nessa fase de verão são chamadas vulvovaginites. E os principais sintomas são prurido (coceira), ardência, odor desagradável e também manchas na calcinha. As causas dessas doenças variam, podem ser por alergia ou condições pessoais de cada paciente e também podem ser por infecções.

Ao primeiro sinal de qualquer sintoma, a dica é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou seu médico ou médica de confiança. As unidades de saúde são capacitadas para orientar, examinar e solicitar todos os exames necessários para um diagnóstico preciso.

Prevenção
Alguns cuidados simples podem evitar as doenças ginecológicas, entre os principais a higiene da área genital e também das roupas íntimas da mulher. O primeiro cuidado é jamais compartilhar roupas íntimas e toalhas. Se for na academia, na praia ou na piscina, deverá higienizar a roupa com muita atenção e trocar com frequência.

Outra recomendação importante: ao utilizar o banheiro, a higiene deve sempre ser feita de frente para trás, ou seja, da vagina em direção ao ânus. Também é importante lembrar a correta higienização das mãos, tanto para a manipulação dos genitais quanto no seu dia a dia no contato com todas as superfícies.