Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Saúde inspeciona voo da Índia e testa tripulantes para Covid-19 dentro do avião

Horário: 00:00
Ação é uma das estratégias para impedir a entrada da variante indiana na capital; nenhum caso positivo foi detectado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital promoveu, na madrugada desta terça-feira (15), mais uma ação de controle da pandemia de Covid-19 e combate à variante indiana do SARS-CoV-2. A medida foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), com a Infraero e com a Vigilância em Saúde da cidade de São José dos Campos.

Equipes de saúde monitoraram a chegada de um voo proveniente da Índia, com aterrissagem em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Os quatro tripulantes da aeronave foram submetidos a testes rápidos antígenos dentro do próprio avião, antes do desembarque. Todos tiveram resultados negativos e estavam assintomáticos. Os passageiros apenas desembarcaram em São José dos Campos para entregar a aeronave.

Antes do embarque, ainda na Índia, os tripulantes fizeram testes e tiveram resultados negativos. Em uma escala em Cuba, novos testes foram feitos e nenhum caso positivo foi detectado. O voo ainda fez uma outra escala no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

Os quatro passageiros indianos serão monitorados pela Vigilância em Saúde da cidade de São Paulo até o dia 19, data em que eles retornam à Índia.

Barreiras sanitárias

Em maio, a SMS iniciou o funcionamento de barreiras sanitárias nos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, e no aeroporto de Congonhas.

A ação, que funciona por meio de uma triagem dos passageiros nos pontos de desembarque, é fundamental para impedir a entrada de novas variantes do vírus na capital. Além do serviço de testagem, as equipes de saúde também fazem o trabalho de orientação e conscientização sobre a importância dos cuidados contra a Covid-19, com material educativo.

De acordo com dados atualizados pela SMS no domingo (13), 92.416 pessoas já foram abordadas nas barreiras sanitárias, sendo 962 ônibus e 390 voos. Ao todo, foram registrados 83 passageiros sintomáticos respiratórios e oito casos positivos de Covid-19.