Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2023 | Horário: 16:13

Campanha “Camisinha na Folia” começa no pré-Carnaval neste fim de semana

O período oficial do Carnaval na cidade de São Paulo começa no próximo fim de semana, quando os blocos já tomam conta das ruas e avenidas da capital. A campanha “Camisinha na Folia”, promovida pela Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estará presente nos principais blocos, com distribuição de preservativos e sachês de gel lubrificante gratuitos aos foliões.

“Com o retorno da folia nas ruas, a expectativa é que, já no pré-Carnaval, São Paulo receba milhões de pessoas em diversos pontos da cidade para participar dos blocos. É importante que insumos de prevenção continuem cada vez mais acessíveis à população, como forma de evitar barreiras e contribuir com a redução de novas infecções”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo.

Os materiais serão distribuídos por agentes de prevenção uniformizados com o tema da ação durante a concentração dos blocos. Confira abaixo a programação:

Sábado (11 de fevereiro)
Bloco Desculpa Qualquer Coisa
Local: rua Augusta - Consolação

Bloco Batekoo
Local: Largo do Paissandu - República

Bloco Será Que É?
Local: rua Augusta - Consolação

Domingo (11 de fevereiro)
Bloco Banda do Fuxico
Local: avenida Vieira de Carvalho - República

Bloco Lady Fama Bjus Purpurinados
Local: rua Sebastião Pereira – Centro

Bloco Domingo Ela Não Vai
Local: avenida Ipiranga com São João - República

Bloco da Salete Campari
Local: avenida Dr. Vieira de Carvalho - República

Duas milhões de camisinhas
Durante todo o período de Carnaval, a 21ª edição da campanha “Camisinha na Folia” colocará à disposição 2 milhões de preservativos internos e externos e sachês de gel lubrificante, todos gratuitos. Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde, terminais de ônibus e estações de metrô.
As ações preventivas tiveram início em janeiro, quando as equipes das unidades da Rede Municipal Especializada em HIV/Aids iniciaram a programação com o projeto “PrEP na Rua”, oferecendo testagem para o HIV e outras ISTs, além de cadastro e dispensação das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, em caso de necessidade do usuário e indicação pelo profissional de saúde, em diversos pontos da cidade. As atividades continuam neste fim de semana, nos quatro dias de folia e até o pós-Carnaval. Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas unidades de saúde, terminais de ônibus e estações de metrô.

Agenda PrEP na Rua
A Coordenadoria de IST/Aids da SMS vai realizar ações extramuros por diversas regiões da capital com o projeto “PrEP na Rua”. Serão mais de 30 ações ao todo.

O projeto “PrEP na Rua” busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Além dos testes rápidos de HIV, os usuários poderão realizar o teste para sífilis.

10 de fevereiro

14h às 17h – Parque Ecológico Tietê
Rodovia Parque, 8.055 (saída da estação Engenheiro Goulart da CPTM – sentido parque)

10h às 14h – Largo São Mateus - Praça Felisberto Fernandes da Silva
Av. Mateo Bei – São Mateus

12h às 17h – Centro de Integração da Cidadania Leste
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista, próximo à Fundação Casa - Encosta Norte

11 de fevereiro
10h às 16h – Espaço Projeto Comunitário
Rua Sebastião Gonçalves, 271 – Jardim Jaqueline

12 de fevereiro
12h às 18h – Pracinha dos Metalúrgicos
Av. dos Metalúrgicos, 1.000 – Cidade Tiradentes

15 de fevereiro
14h às 16h30 – Lapa
Rua Antônio Raposo, 73 – Lapa

14h às 18h – CRD Brunna Valin
Rua Major Sertório, 282 – Vila Buarque

16 de fevereiro
10h30 às 14h30 – Praça do Xerife
Rua José Quaresma Júnior, 651 – Parque Grajaú. Próximo ao Conselho Tutelar do Grajaú.

16h às 21h - Chilli Peppers
Largo do Arouche, 610. Esquina com a rua Jaguaribe.

17 de fevereiro
13h às 17h – Centro de cidadania Laura Vermont