Terça-feira, 25 de Outubro de 2022 | Horário: 17:12

Saúde da capital prorroga campanha de vacinação contra poliomielite por tempo indeterminado

Também será estendida, pelo mesmo período, a campanha de multivacinação; objetivo é aumentar a cobertura básica vacinal para doenças imunopreveníveis

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo prorroga por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade, que seria encerrada no próximo domingo (30).

O objetivo é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura para a pólio e outras doenças imunopreveníveis, como meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe).

Desde o dia 8 de agosto, quando a campanha de multivacinação foi iniciada, até ontem (24), a capital aplicou 1.475.988 doses de vacinas, sendo 352.473 contra a poliomielite e 1.123.515 de outros 15 imunizantes. As campanhas visam ampliar as coberturas, que seguem abaixo do preconizado.

No caso da pólio, por exemplo, neste ano a cobertura básica está em 79,20%, segundo o registrado até o momento, enquanto a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 95%. Diante disso, a secretaria recomenda a mães, pais e responsáveis legais de menores de cinco anos que, em virtude da situação de risco iminente de reintrodução do poliovírus no território nacional, levem seus filhos aos postos de saúde para a verificação da situação vacinal a fim de que sejam feitas atualizações, se necessário.

“A prorrogação é mais uma oportunidade àqueles que ainda não receberam a dose de reforço contra a poliomielite. Vamos prosseguir também com os esforços para a atualização das carteirinhas com os demais imunizantes do calendário nacional. A vacinação é um gesto de cuidado, proteção e a melhor forma de prevenção contra as doenças”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde da capital, Luiz Artur Caldeira.

A campanha da pólio tem o objetivo de imunizar com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos.

Os cidadãos podem consultar a unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde, disponível no link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

As fotos da campanha de imunização contra a poliomielite estão disponíveis no link: https://we.tl/t-EFkPfHzr91.