Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022 | Horário: 15:29

Saúde celebra o Dia da Infância e destaca a importância da data

Entre os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde está o teste do pezinho, que detecta mais de 50 doenças, além do calendário de vacinação infantil, que previne contra cerca de 20 patologias

Ser criança e viver plenamente os momentos dessa etapa da vida é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano. Essa fase é tão importante que ganhou, inclusive, uma data especial no calendário nacional de saúde. No dia 24 de agosto comemora-se o Dia da Infância, e as celebrações propõem uma ampla reflexão acerca das condições em que vivem meninas e meninos brasileiros.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos programas da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, garante o direito e a proteção à vida e saúde das crianças da capital. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dispositivo legal que assegura os direitos desta população no Brasil, contribuir para o nascimento e desenvolvimento é um esforço coletivo e depende do envolvimento de terceiros também.

Por isso, o acolhimento feito às crianças da cidade de São Paulo acontece antes mesmo do nascimento. O programa Rede de Proteção à Mãe Paulistana, da SMS, é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo assistir a gestante durante o ciclo da gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê.

Teste do pezinho e vacinação infantil

Após o nascimento das crianças, as maternidades da capital iniciam o importante processo de triagem neonatal. Neste ciclo, a rede municipal de saúde realiza gratuitamente exames de prevenção, como o teste do pezinho - capaz de detectar mais de 50 doenças. Entre elas, as congênitas, genéticas, infecciosas e erros inatos do metabolismo e da imunidade.

Além das ações rotineiras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a capital investe anualmente em ações que visam a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra diversos vírus. O Dia D de Multivacinação promovido em todas as UBSs no último sábado (20), resultou na aplicação de mais de 122 mil doses de vacinas, incluindo 15 mil contra a Covid-19 (para crianças de 3 e 4 anos), 35.696 doses para combater a poliomielite e 72.097 doses que contemplam 16 vacinas.

Estas últimas vacinas protegem contra cerca de 20 doenças como sarampo (tríplice viral), BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, varicela, hepatite A, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, hepatite B, HPV, meningo ACWY e pneumo 23. Na data, 38.754 crianças e adolescentes tiveram suas carteirinhas de vacinação atualizadas e 41.024 receberam a Declaração de Vacina Atualizada (DVA).

Portanto, celebrar o Dia da Infância é também compreender a saúde das crianças como prioridade. Neste sentido, um dos objetivos da SMS é planejar a assistência integral à saúde da criança e do adolescente, dentro dos princípios do SUS, visando diminuir a mortalidade infantil e promover ações de promoção à saúde.

A localização de todos os equipamentos de saúde da capital pode ser consultada no Busca Saúde.