Notícia na íntegra

Terça-feira, 28 de Março de 2023 | Horário: 13:08

São Paulo se consolida como palco de grandes festivais de música, atrai milhares de turistas e impulsiona economia

No último final de semana, Lollapalooza reuniu mais de 300 mil pessoas nos três dias do evento, segundo os organizadores, no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul. Presença de turistas de outros estados mostra a força atrativa do evento

Atualizada em 29/03 às 10h

A cidade de São Paulo se consolida definitivamente no circuito mundial dos grandes festivais de música. Um exemplo são os dados preliminares do Lollapalooza, um dos principais festivais mundiais e que foi realizado neste final de semana no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na Zona Sul. Foram mais de 300 mil pessoas nos três dias do evento, que teve mais de 80 atrações nacionais e internacionais, segundo os organizadores.

Em sua 10ª edição, o Lollapalooza, levou 103.350 pessoas na sexta-feira (24), 98.500 pessoas no sábado (25) e 100.750 pessoas no domingo (26), totalizando 302.600 pessoas.

Dados preliminares da pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris), apontam que o percentual de turistas de outros estados durante os dias de shows foi um dos mais altos entre todos os eventos que aconteceram na cidade, mostrando a força atrativa do festival. Além disso, 90,4% pretendem voltar na próxima edição, prevista para 2024.

Quanto à movimentação econômica, a média geral de gastos na cidade (incluindo os moradores da capital) foi de R$1.388,89. Os turistas de outros países foram os que mais gastaram na cidade (R$ 2.366,67), seguido pelos turistas de outros estados (R$ 2.227,64), do interior de SP (R$ 1.538,42) e dos moradores da capital (R$ 1.183,24).

Mais uma vez, o evento se consolidou com uma incidência maior dos jovens, sendo 36,36% dos entrevistados com idade de 25 a 29 anos e 35,79% com idade entre 18 e 24 anos. Questionados se pretendem voltar na próxima edição, 90,4% dos entrevistados responderam que sim.


Confira abaixo os dados preliminares da pesquisa:

Pesquisa: 1210 entrevistados

Residência:

  • São Paulo capital – 43,39%
  • Grande SP – 12,31%
  • Interior de SP – 11,40%
  • Outros estados – 32,64%
  • Outros países – 0,26%

Origem do público

  • Estado de São Paulo – 67,1%
  • Paraná (PR) 5,63%
  • Rio de Janeiro (RJ) 4,2%
  • Minas Gerais (MG) 3,9%
  • Santa Catarina (SC) 2,9%
  • Rio Grande do Sul (RS) 2,1%

Gênero

  • Feminino: 61,90%
  • Masculino: 37,93%
  • Outros: 0,17%

Idade (principais faixas etárias):

  • 25 a 29 anos: 36,36%
  • 18 a 24 anos: 35,79%

Pretende voltar em 2024: 90,4% para sim

Gasto médio:

  • Média geral: R$ 1.388,89 (incluindo os moradores da capital)
  • Média do morador da capital: R$ 1.183,24
  • Média do turista do interior de SP: R$ 1.538,42
  • Média do turista de outros estados: R$ 2.227,64
  • Média do turista de outros países: R$ 2.366,67

Estrutura
Para auxiliar o deslocamento do público, durante os três dias de evento a SPTrans disponibilizou duas linhas especiais com horário de funcionamento diferenciado. Todo o trânsito na região também foi monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), das 11h às 23h nos três dias.

The Town
Nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro deste ano, o Festival The Town desembarca em São Paulo com a expectativa de reunir 500 mil pessoas em sua primeira edição, também no Autódromo de Interlagos. O impacto econômico esperado é de R$1,7 bilhão para a cidade, com 19 mil empregos gerados.

Serão 5 palcos com shows e atrações simultâneas, com cenografia inspirada na arquitetura paulistana, e mais de 235 horas de música. Entre as atrações esperadas estão Bruno Mars, Post Malone, Foo Fighters, Maroon 5, Jão, Racionais MC’s & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Ludmilla, Iza e Criolo.

O Festival será realizado a cada 2 anos, na cidade de São Paulo, em anos alternados como o Rock in Rio. O evento está garantido nos anos de 2023, 2025 e 2027.

Saiba mais: Festival The Town trará impacto econômico de R$1,7 bilhão para a cidade

Acesse thetown.com.br e saiba mais sobre o festival.

Vale do Anhangabaú
Na região Central da cidade, o Vale do Anhangabaú também será o palco para o encontro de grandes artistas. O Ulta Brasil será realizado nos dias 21 e 22 de abril.

Em junho acontece a segunda edição do MITA Festival, que terá como destaques Lana del Rey, Florence + The Machine, The Mars Volta e o show de reunião do NX Zero em seu line-up.

Já o Knotfest Brasil, que estreou no ano passado com apresentações de Slipknot, Judas Priest, Sepultura, entre outros, em breve divulgará mais detalhes da edição 2023.

Saiba mais: Eventos no Vale do Anhangabaú devem gerar mais de 140 mil empregos

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn