Segunda-feira, 7 de Outubro de 2013 | Horário: 11:51

São Paulo recebe prêmio de 2ª melhor cidade para investir nas Américas

São Paulo foi eleita pela consultoria britânica fDi Intelligence, que edita o jornal Financial Times, a segunda cidade mais propícia para se investir nas Américas, ficando apenas atrás de Nova Iorque e superando Toronto, Montreal, Vancouver, do Canadá, e Houston (EUA). A premiação bianual foi recebida nesta segunda-feira (7), durante a conferência ‘American Cities of the Future 2013/14’, na Filadélfia, pelo presidente da São Paulo Negócios (criada para atrair investimentos para a cidade), Wilson Poit.

O prêmio, que coleta informações sobre 422 cidades, analisa eixos e categorias em cada uma: potencial econômico, recursos humanos, relação custo-benefício, infraestrutura, estratégia de atração de investimentos e ambiente de negócios. Apesar de ter ficado atrás de Nova Iorque no ranking geral, a capital paulista, que atraiu 1,19% do Investimento Estrangeiro Direto (IED) no ano passado, foi a cidade com o melhor potencial econômico entre os três continentes e a melhor da América Latina para receber investimentos.

“Pela primeira vez neste ranking, a cidade de São Paulo ficou em 2º lugar, superando Toronto. São Paulo é um player global em recebimento de investimento estrangeiro direto (IED), atraindo 10% mais IED do que a cidade de Nova Iorque”, diz a publicação.

Competitividade
Um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), unidade de pesquisas do grupo inglês The Economist, divulgado em junho, já tinha apontado que São Paulo será a cidade que mais irá incrementar seu potencial de competitividade no mundo nos próximos 12 anos. O Hotspots 2025 apontou que a metrópole ganhará 25 posições e ocupará o 36º lugar. De acordo com um estudo da KPMG, a cidade foi a 4ª a mais atrair investimentos no mundo nos anos de 2011 e 2012.

"Nós temos muitos empreendimentos, sedes das principais empresas do mundo e a principal universidade da América Latina. Agora precisamos traduzir isso em qualidade de vida para os cidadãos comuns, sobretudo para os menos favorecidos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante o evento New Cities Summit, em junho deste ano.

São Paulo Negócios
Para melhorar o ambiente de negócios da cidade e ampliar esse crescimento, a Prefeitura criou em abril a agência São Paulo Negócios, ligada à Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico. A empresa pública é responsável por atrair investimentos para a cidade e estruturar as parcerias público-privadas do município.

“A Agência se sente bastante desafiada com o resultado dessa pesquisa e pronta para fazer um plano de ação para tornar os apontamentos, realidade”, disse Poit. “Assim como falou o prefeito, essa é hora do Brasil e essa é a hora de São Paulo”, concluiu.

São Paulo é a 10ª cidade mais rica do mundo, a 6ª maior região metropolitana do mundo e a maior cidade do país, sendo responsável por 6% da população brasileira e 12% do PIB, de acordo com o anuário Outlook 2012.

”Esse é o grande momento, a grande oportunidade e grande desafio para a cidade de São Paulo. A força econômica da cidade é indiscutível”, afirmou o secretário Marcos Cruz, durante o evento New Cities Summit.