Notícia na íntegra

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

São Paulo realiza evento internacional para antecipar tendências da Cop 26

Em formato híbrido, a conferência contará com painéis de temas como: Política Ambiental da Cidade; Plano Climático; Mobilidade Urbana; Educação Ambiental e Gestão de Resíduos

Nos dias 07 e 08 de outubro, a Prefeitura de São Paulo realiza o “Pré-COP 26”, evento internacional que reunirá cidades brasileiras e de outros países com o objetivo de debater os principais assuntos que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro.

Com abertura da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres, Shirley Rodrigues, a conferência tem presença confirmada de autoridades dos municípios de Recife (PE), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), além de especialistas nos temas como o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro, e o diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando.

“São Paulo, assim como pode ser Farol no Combate ao Racismo Estrutural, tem vocação e incentivo da Prefeitura para ser reconhecida como SP Capital Verde”, diz Marta Suplicy. Para ela, a cidade tem realizado esforços numa agenda pelo desenvolvimento verde e “é baluarte” contra políticas negacionistas sobre a influência das mudanças climáticas no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta.

Entre os tópicos do evento estão: a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono e a transformação verde da economia.

São Paulo Capital Verde

Por meio da SMRI, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.

A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI - Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.

Para o evento, alguns materiais impressos será ecologicamente correto como s flayers e crachás feitos de reciclável como bitucas de cigarro. Os participantes da modalidade presencial receberão uma ecobag personalizada e um vaso de coco com adubo e sementes.

O vaso é produzido pela iniciativa “Artesanato Sustentável com o Bagaço da Cana e do Coco”. As etapas para a produção consistem na triagem, trituração do coco e da cana, manuseio, criação, modelagem, confecção, acabamento das peças ornamentais e compostagem.

Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA – 7 DE OUTUBRO
- 10h - Welcome coffe
- 10h30 - Abertura com prefeito Ricardo Nunes
- 11h - painel 1 - Politica ambiental da cidade
- 11h30 - painel 2 - Plano climático
- 13h30 - painel 3 - Mobilidade urbana
- 14h - painel 4 - Mobilidade urbana
- 14h30 - painel 5 - Saneamento básico
- 15h30 - painel 6 - Sustentabilidade
- 16h - painel 7 - Resiliência urbana

2° DIA – 8 DE OUTUBRO

- 10h - Welcome coffe
-  10h30 - painel 8 - CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)
- 11h - painel 9 - CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)
- 11h30 - painel 10 Educação ambiental
- 13h30 - painel 11 Infraestrutura urbana
- 14h - painel 12 - Infraestrutura urbana
- 14h30 - painel 13 - Gestão de resíduos
- 15h30 - painel 14 Projetos e ações sobre o meio ambiente no Poder Legislativo
- 16h - Encerramento

Os interessados em participar presencialmente podem se inscrever clicando aqui

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn