Quinta-feira, 23 de Março de 2023 | Horário: 16:43

São Paulo é reconhecida internacionalmente pela ONU por cuidado com as áreas verdes pelo segundo ano seguido

A capital paulista ganhou destaque na edição de 2022 do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo).

O município de São Paulo foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, com o certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). A Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa, são responsáveis por este título internacional.

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, São Paulo demonstrou seu compromisso e atendeu aos cinco requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras e alocar recursos para o manejo florestal, manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os munícipes.

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, São Paulo demonstrou seu compromisso e atendeu aos requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado com as árvores, definir regras legais, alocar recursos para o manejo florestal e realizar plantios participativos com a população.
O plantio em uma área metropolitana traz uma infinidade de benefícios e aumentar as áreas verdes em uma comunidade pode ajudar a reduzir os custos de energia, gerenciamento de águas pluviais e controle de erosão.

O Tree Cities of the World oferece uma rede em que líderes municipais atuam com ideias semelhantes em silvicultura - a ciência do cultivo de florestas, urbana saudável e sustentável - para celebrar e compartilhar as melhores práticas de cultivo de vegetação na comunidade.
Se manter como uma Cidade Árvore, pelo segundo ano seguido, valoriza todo o trabalho realizado, além de ser uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.

Sobre a Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation)

Fundada em 1972, a Fundação do Dia da Árvore é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada ao plantio de árvores, ajudando a semear quase 500 milhões de exemplares em 50 países. A organização está empenhada em revelar a importância das árvores no auxílio da resolução de problemas críticos enfrentados pelas pessoas e pelo planeta.