Terça-feira, 19 de Setembro de 2023 | Horário: 19:54

São Paulo é reconhecida como cidade pioneira na aplicação da agenda de Governo Aberto

Menção foi feita durante a 8ª cúpula Global da Open Government Partnership, que aconteceu na Estônia

A cidade de São Paulo foi reconhecida mundialmente pelo Open Government Partnership como cidade pioneira na difusão e aplicação da agenda de Governo Aberto, durante a 8ª Cúpula Global da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership - OGP) na cidade de Tallinn, Estônia. O evento teve mais de 1.500 participantes entre representantes de governo e sociedade civil de 104 países.

A delegação de São Paulo foi representada pela Coordenadoria de Governo Aberto e debateu os principais temas relacionados à agenda de Governo Aberto no mundo durante o evento, que aconteceu entre 4 e 8 de setembro.

Entre os temas, os desafios e perspectivas da era digital e o potencial da tecnologia para o aprimoramento da governança Pública, estratégias de engajamento da população para melhoria dos serviços públicos e combate à corrupção, a urgência da mobilização social para enfrentar as mudanças climáticas e a importância da resiliência democrática frente à ascensão de regimes autocráticos e da polarização política.

A coordenadora de Governo Aberto, Patrícia Marques, representando o Prefeito de  São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário Executivo de Relações Institucionais, Enrico Misasi, apresentarem um projeto destaque da administração na promoção da abertura de governo, o que reconhece a capital como Cidade Inteligente,  integrada, eficiente, inclusiva e edificada sobre um Governo Aberto - com base nos eixos sustentável, inteligente e resiliente.

“A Reforma de Governo Aberto passa pela expansão dos espaços de participação tanto institucionais quanto pontuais, a elevação do cidadão a agente do futuro do município, e a qualificação desta participação formando a população civicamente”, disse Patrícia

Para o secretário Enrico Misasi a oportunidade da Prefeitura de São Paulo estar presente em espaços como o OGP Global Summit, evidencia o compromisso da cidade com a democracia. “Ao cumprirmos com a agenda mundial e local de Governo Aberto, podemos desenvolver políticas públicas e estratégias que perpassam pelos pilares de transparência, participação social,  inovação e tecnologia”.