Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 | Horário: 12:29

São Paulo avança em ranking internacional e é a 33ª melhor cidade do mundo

Além de melhorar na classificação geral - foi 59ª em 2020 e 44ª no último levantamento -, a capital paulista conquistou o terceiro lugar no quesito restaurantes, superando Londres e Nova York

A Cidade de São Paulo é a 33ª melhor do mundo, conforme o relatório “The World’s Best Cities” de 2023. A capital paulista avançou nos últimos rankings já que alcançou 59º lugar, em 2020 e 44º, no último levantamento, em 2021. A análise é feita anualmente pela Resonance Consultancy, uma consultoria internacional levando em conta dados sobre qualidade de vida, trabalho, viagens e investimentos. Na relação estão 100 municípios e apenas a capital paulista e o Rio de Janeiro, são do Brasil.

Em outros rankings, São Paulo alcançou resultados ainda mais significativos. No caso de restaurantes, a capital paulista ficou em terceiro lugar e em quarta posição com mais check-ins no Facebook. Segundo a consultoria Resonance Consultancy, “com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália, a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão e uma grande comunidade do Oriente Médio, as delícias culinárias são um dado adquirido.”

“A cidade alcançou um impressionante 3º lugar em seus restaurantes, à frente de Londres e Nova York. A retomada da vida deu ao cenário cultural da cidade um quatro lugar, com shows e eventos exclusivos atraindo grandes multidões” destacou a consultoria.

Confira os resultados alcançados por São Paulo em outras categorias:
• 14º em Prosperidade (número de sedes corporativas do Global 500, PIB per capita, taxas de emprego, Igualdade de renda)
• 34º para Produto (conectividade de aeroportos, atrações, museus, classificações de universidades, tamanho do centro de convenções)
• 31º para Pessoas (participação na força de trabalho, nível educacional médio)
• 45º em Promoção (check-ins no Facebook, frequência de pesquisa no Google, avaliações do TripAdvisor, hashtags do Instagram, popularidade do Google Trends
• 72º para Programação (cultura, vida noturna, restaurantes, compras)
• 128º para Local (clima, segurança, pontos turísticos, vida ao ar livre)

Pesquisa
A análise da Resonance Consultancy avalia 24 fatores-chave das cidades. Para isso, os consultores utilizam uma combinação de desempenho estatístico e avaliações qualitativas de moradores e visitantes.

Os fatores-chave agrupam-se em seis categorias principais: local, produto, programação, pessoas, prosperidade e promoção. Cada uma inclui subcategorias que influenciam significativamente a qualidade de vida dos residentes e turistas, bem como o futuro da referida cidade. Para se qualificar, uma cidade deve ter uma população superior a um milhão e ser a principal área metropolitana de sua região.

Maior capital da América Latina
A Cidade de São Paulo sempre teve importância econômica no país. É a 17ª cidade mais rica do mundo, além de ser a maior capital da América Latina. Conforme as últimas estatísticas, o mercado consumidor paulistano é de cerca de 13 milhões de pessoas das mais diversas faixas de renda. Isso sem contar os turistas e empresários de outras cidades e Estados, que buscam o comércio da cidade para fazer o estoque no seu negócio local. O varejo de São Paulo sempre foi referência. São mais de duas mil empresas instaladas, 56 shoppings e 59 ruas especializadas em vários segmentos.

Negócios
A retomada econômica pós-pandemia é realidade na cidade. Essa constatação foi confirmada pelo ranking, o “Melhores Cidades para Fazer Negócios” elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. Nele, a capital paulista ocupa o primeiro lugar nos mercados de comércio e imobiliário, a segunda colocação no setor de educação e terceiro lugar, na área de serviços.

Neste caso, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores em seis áreas econômicas (educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária) com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
Na área de cultura e lazer, São Paulo é conhecida no mundo todo como referência. Moradores e visitantes têm à disposição 126 parques, espalhados por todas as regiões. Para quem busca outras opções de lazer, são 119 teatros, 124 museus e 184 casas noturnas.

O terceiro lugar em seus restaurantes no ranking da Resonance Consultancy se justifica quando se observa a quantidade de alternativas. No último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, se computou 20 mil restaurantes em funcionamento, o segundo maior número do mundo, com churrascarias, hamburguerias, japoneses, vegetarianos, italianos e outros. O total de bares é de 30 mil em funcionamento.