Segunda-feira, 10 de Maio de 2021 | Horário: 15:29

São Paulo apresenta exemplos de ações para estimular economia em reunião do C 40 sobre esforço global para superar crise da pandemia

Encontro virtual aconteceu nesta segunda-feira (10/05) e contou com a participação do prefeito em exercício, Ricardo Nunes

Representada pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes, a cidade de São Paulo participou nesta segunda-feira (10/05), da reunião de prefeitos do C40 para tratar da força tarefa global para a recuperação da Covid-19, com foco no tema “Avançando nos esforços de recuperação verde e justa com o apoio dos Estados Unidos”.

O encontro virtual, que teve como anfitriões o prefeito de Los Angeles e presidente do C40, Eric Garcetti, e o prefeito de Milão e presidente da Força Tarefa de Prefeitos C40 para a Recuperação da Covid-19, Giuseppe Sala, tratou de temas como:

- Demonstrar que as cidades estão comprometidas e realizam ações climáticas inclusivas em consonância com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais;

- Obter apoio de governos nacionais para a ação climática em cidades e estimular metas ambiciosas;

- Reforçar a chamada de prefeitos para ações alinhadas com a Recuperação Verde e Justa e o papel global das cidades;

Durante a reunião, o prefeito em exercício, Ricardo Nunes, destacou algumas das ações que foram tomadas pela administração municipal para uma recuperação verde e justa no período de pandemia.

“Nós temos uma frota de ônibus muito grande, de 12 mil ônibus. Na nossa discussão do Plano Diretor, que estamos fazendo agora, é importante que tenhamos os empregos próximos aos locais de residência. Isso vai diminuir muito a questão do uso do transporte e, paralelo a isso, haverá uma ação muito forte na questão da ampliação da nossa malha cicloviária e também da ampliação  dos atendimentos de corredores de ônibus, pra que você tenha uma interligação muito mais rápida e assim a diminuição de poluentes”, disse o prefeito em exercício.

Ricardo Nunes também lembrou que o governo atual foi reeleito para mais quatro anos e que seguirá o que já vinha sendo desenvolvido.  “Na questão da coleta seletiva, nós conseguimos avançar bastante aqui na cidade de São Paulo. Hoje a nossa coleta seletiva atende 76% do território. Um outro destaque importante é a nossa destinação regular de resíduos. São de 100%, sendo 93% em aterros e 7% que vai para reciclagem”, finaliza.

Com a posse de Joe Biden, a política ambiental americana conta agora com novos esforços em direção à liderança climática global, buscando restaurar o papel do país como principal impulsionador de ações climática em todo o mundo. E estabelecer um diálogo com o enviado presidencial especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, foi uma oportunidade para que as cidades fortaleçam seu papel nas políticas ambientais associadas também a recuperação da Covid-19.

Sobre a Força Tarefa Global

Em 2020, os prefeitos C40 uniram-se para lançar a Força-Tarefa de Recuperação COVID-19 de Prefeitos Globais, com o objetivo de reconstruir as cidades e economias de forma sustentável.

A Força Tarefa entende que a recuperação deve ser pautada na saúde pública e na ciência, melhorar a resiliência das cidades e garantir a inclusão, além de ser sustentável, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Mais de 40 cidades assinaram a declaração e participam de reuniões esporádicas sobre as temáticas acerca da Covid-19 e da recuperação econômica.

Sobre o C40

O C40 é uma rede global que reúne 97 cidades e megacidades ao redor do mundo, para discutir e alavancar o papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas.

A rede busca incentivar a cooperação internacional de longo prazo entre as grandes cidades para redução de emissões de gases de efeito estufa, além de promover ações com instituições privadas e governos nacionais para reduzir os efeitos do aquecimento global.

São Paulo é membro-fundadora da C40, participando das atividades da rede desde 2005. Em 2011, a cidade sediou a Cúpula de Prefeitos da rede, a primeira cidade do hemisfério-sul a sediar o evento.

Em parceria com a C40, a cidade elaborou o PlanClima SP – documento estratégico que define a trajetória do município para a redução das emissões de gases de efeito estufa até 2050.