Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 | Horário: 16:49

São Paulo apresenta avanços na gestão da sustentabilidade em encontro na Espanha

A reunião servirá para os diretores e representantes exporem suas propostas e iniciativas das cidades para o ano de 2023.

Eleita capital verde ibero-americana em 2022, São Paulo estará no 18º Encontro de Diretores Internacionais e Coordenadores da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Marcada para os dias 20 e 21 de fevereiro, em Madri, a reunião servirá para os diretores e representantes exporem suas propostas e iniciativas das cidades para o ano de 2023. Além disso, a oportunidade busca socializar a agenda internacional das cidades membro. Serão, também, abordados o desenvolvimento dos Projetos de Cooperação que a UCCI está facilitando entre as cidades ibero-americanas para o ano de 2023.

“Com 111 parques municipais, São Paulo tem muito a mostrar”, afirma a secretária municipal das Relações Internacionais, Marta Suplicy. “Ampliamos, fortalecemos e consolidamos as áreas verdes e a biodiversidade urbana em nossos espaços públicos de lazer. Uma das ações concretas que iremos apresentar é o Hub Green Sampa, centro voltado para startups de tecnologias verdes e sustentabilidade, que ano passado foi premiado pela UCCI”, explica a secretária.

Entre os projetos de cooperação facilitados pela UCCI em 2023 e liderados por São Paulo, estão: o panorama da gestão da arborização nas cidades ibero-americanas, em associação com Bogotá e Cidade do México, e auxílio em instrumentos de gestão da biodiversidade, em associação com Assunção e Bogotá.

São Paulo está desenvolvendo ações em parceria com outras cidades ibero-americanas nos seguintes temas: Clima, a convite da rede Mercocidades; Agenda 2030 e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com Montevidéu e Quito; Arborização, juntamente com Bogotá e Havana; e empreendedorismo feminino, em parceria com Lisboa.

“Temos avançado com consistência nas questões climáticas e de mobilidade”, diz Marta. “Os ônibus elétricos são fundamentais para as cidades. São Paulo tem o compromisso de renovar 20 por cento da frota, de 14 mil coletivos, para ônibus limpos, até 2024”, contabiliza. “Buscamos um desenvolvimento que seja sustentável e inclusivo, alinhado à agenda 2030 e à década da ação, que são um norte para as políticas públicas da nossa cidade”, conclui a secretária municipal de Relações Internacionais.

UCCI

A União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) é uma rede de cidades da qual São Paulo é membro associado desde 1989. O objetivo principal da UCCI é fomentar um modelo de convivência pacífica e desenvolvimento solidário, bem como uma melhor cooperação entre os povos ibero-americanos.

A organização promove capacitações, convocatórias, prêmios e demais iniciativas que possibilitam a cooperação entre as cidades membro, financiam projetos e proveem oportunidades de projeção e reconhecimento internacional.