Quarta-feira, 8 de Março de 2023

Saiba mais sobre a vacina bivalente contra Covid-19 e quem pode recebê-la

Horário: 00:00
Imunizante que protege contra variantes do coronavírus começou a ser aplicado no dia 27 de fevereiro.

A última “novidade” no esquema vacinal contra a Covid-19 na cidade de São Paulo foi a chegada, em 27 de fevereiro, da vacina bivalente, destinada a grupos prioritários. Veja mais sobre esta vacina, que somente nos primeiros dez dias de aplicação levou 362.903 pessoas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, sobre os públicos aos quais é destinada e também sobre o esquema vacinal em vigor hoje na cidade contra a Covid-19, que abrange todas as faixas etárias.

Desde quando a vacina bivalente está disponível na cidade de São Paulo?
A vacina bivalente da Pfizer começou a ser aplicada no dia 27 de fevereiro, após a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) receber do Ministério da Saúde (MS) um lote com 542.652 doses. No último dia 1º, outras 530.776 doses do imunizante chegaram à capital.

O que é a vacina bivalente contra a Covid-19?
A vacina bivalente promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose.

Para que grupos a vacina bivalente está disponível na cidade de São Paulo?
A capital segue a decisão do Ministério da Saúde de destinar a vacina bivalente a públicos prioritários, neste momento. Desde o dia 27 de fevereiro o imunizante está disponível para pessoas com mais de 70 anos, e  também cidadãos com mais de 60 anos, além de pessoas com imunossupressão, residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos e indígenas com mais de 12 anos. Nas próximas fases, seguindo a lógica de disponibilizar a vacina bivalente a grupos prioritários, a imunização será estendida a gestantes e profissionais de saúde.

As UBSs disponibilizarão doses remanescentes da vacina?
Sim. Caso existam doses remanescentes da Pfizer bivalente próximo ao fim das atividades diárias nas unidades, gestantes e puérperas poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região da UBS. Para inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço.

O que é necessário levar para receber a dose da vacina bivalente?
Para as pessoas que estão no grupo prioritário, basta procurar a UBS de referência, levando consigo a carteira de vacinação, documento de identidade e, no caso de pessoas imunossuprimidas, documento médico que comprove sua condição.

Quais vacinas estão disponíveis para quem não está nos grupos prioritários para a bivalente?
Todas as outras vacinas aplicadas ao longo da pandemia de Covid-19. Basta procurar qualquer UBS e completar o esquema vacinal com os imunizantes disponíveis. Atualmente, São Paulo aplica o esquema vacinal básico (em duas doses para todos os públicos, exceto bebês, que tomam três doses da Pfizer Baby), além de três doses de reforço (DR), disponíveis por faixas etárias. Enquanto a primeira dose do esquema básico está disponível a partir dos seis meses de idade, a primeira dose de reforço pode ser tomada por crianças a partir dos 3 anos; a segunda dose de reforço é aplicada em toda a população com mais de 18 anos, e a terceira dose de reforço pode ser tomada por pessoas com mais de 18 anos com alto grau de imunossupressão, sempre respeitado o prazo de quatro meses entre uma dose e outra. De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal básico acrescido das doses de reforço é suficiente para garantir uma proteção adequada a todos esses grupos.