Terça-feira, 1 de Março de 2022 | Horário: 07:11

Saiba como castrar seu cão ou gato nos equipamentos da Prefeitura

Esterilização gratuita é realizada por encaminhamento para clínicas conveniadas

Quem tiver interesse em castrar seu animal de estimação, pode contar com os equipamentos da Prefeitura de São Paulo. O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) é um serviço gratuito oferecido aos moradores da cidade desde 2001. Nesses anos de atuação, mais de um 1,3 pets foram esterilizados cirurgicamente. A estimativa anual é de mais de 110 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.

O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação. O programa prevê atendimento através de clínicas contratadas ou por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social.

Clínicas veterinárias
O atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é realizado mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher o endereço mais próximo à sua residência, para a realização das cirurgias de esterilização. O tempo médio de atendimento pode variar de acordo com a clínica escolhida. É possível obter o Termo de Encaminhamento presencialmente ou on-line.

Presencial
Após agendamento é necessário comparecer a uma das Praças de Atendimento, portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido é só aguardar o contato para o agendamento e as orientações gerais.

On-line
O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço "Castração de cães e gatos" no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário on-line informando os dados do animal que deseja castrar. O interessado também precisará enviar, pelo próprio sistema, os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.

Documentos obrigatórios

• Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
  • Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
  • Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Mutirões
Os mutirões abrangem regiões classificadas como prioritárias, de acordo com critérios epidemiológicos, demográficos e sociais. São destinados a atender a população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários. Esses eventos são realizados em duas frentes:

• Por ONGs contratadas em unidades escolares e associações de bairro, entre outros, que concedem o espaço para a realização dos procedimentos cirúrgicos de esterilização;
  • A segunda modalidade é a esterilização cirúrgica por meio de unidades móveis - serviço popularmente conhecido como CASTRAMÓVEL. Como os mutirões são itinerantes, a população da região contemplada é informada com uma semana de antecedência.

As entidades responsáveis pela inscrição e castração do animal realizam ampla divulgação por meio de panfletos, cartazes, faixas e outros meios na comunidade local. A inscrição para a cirurgia do animal acontece antes da data do mutirão, onde o munícipe recebe todas as orientações sobre o procedimento e a necessidade do Registro Geral do Animal (RGA). O munícipe deve apresentar o documento de identidade, o CPF e o comprovante de endereço. No ato da inscrição não é necessária a presença do animal.

Clique aqui para ter acesso aos endereços dos postos de cadastramento