Notícia na íntegra

Domingo, 11 de Abril de 2021 | Horário: 14:24

Saguis da cidade: como proceder ao encontrá-los

Não alimentar esses animais e entrar em contato com os biólogos e veterinários da Divisão da Fauna Silvestre (DFS), caso estejam feridos, estão entre os procedimentos corretos

O sagui é uma espécie de macaco muito presente nas áreas urbanas, que acaba colocando sua vida em risco na cidade. Algumas espécies são oriundas de escapes de cativeiro ou por soltura indevida.

 De acordo com Juliana Summa, diretora da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, não é recomendável domesticá-los.

 “Esses animais silvestres não devem ser alimentados. Isso faz com que voltem todos os dias ao local, em busca de alimento. Em vida livre eles têm disponível a quantidade de alimento necessário”, explica a especialista.

A disponibilidade de maior recurso, segundo Juliana, pode influenciar maior reprodução e eventual aumento desequilibrado da espécie.

Caso o animal esteja ferido ou seja um filhote órfão, quem o encontrou deve entrar em contato com a Divisão da Fauna Silvestre (DFS), inclusive para orientação de como proceder. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico os profissionais fornecerão informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, como prestar os primeiros cuidados, qual a melhor forma de transportá-lo ou, se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Ambiental.

Serviço

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS

Estrada de Perus,300

Plantão: (11) 3885-6669 ou Whatsapp (11) 96715-5424

faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn