Notícias

Revisão Parcial da Lei de Zoneamento: Prefeitura de São Paulo promoverá audiências públicas em agosto

Encontros acontecem nos dias 17, 19, 21, 22 e 23 deste mês; consulta pública on-line segue aberta até 25 de agosto

De Secretaria Especial de Comunicação

Após concluir a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a participar, neste mês de agosto, de cinco audiências públicas para conhecer e discutir a Minuta Final de Projeto de Lei da Revisão Parcial da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), mais conhecida como Lei de Zoneamento (Lei 16.402/2016). 

Os encontros serão realizados nos dias 17, 19, 21, 22 e 23 deste mês. Todos serão virtuais. Para participar, o munícipe deverá acessar o link do Microsoft Teams correspondente a cada debate. Todos os links estão disponíveis no Gestão Urbana (acesse aqui). As audiências públicas também serão transmitidas no canal da SMUL no Youtube. Por este canal, a população somente poderá assistir às audiências.

Importante destacar que, desde o dia 4 de agosto, os munícipes podem visualizar a Minuta Final da Revisão Parcial do Zoneamento e enviar contribuições ao texto através da plataforma on-line Participe+. O prazo para participar através deste canal se encerra em 25 de agosto. Acesse aqui a consulta. 

Além de audiências públicas, o Município discutirá a proposta de Revisão Parcial da Lei de Zoneamento em reuniões on-line com os órgãos colegiados Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU). Os debates ocorrerão, respectivamente, nos dias 16 e 17 de agosto, a partir das 14h. A população poderá acompanhar ao vivo através do canal da SMUL no Youtube.   


Confira abaixo a agenda de audiências públicas: 

Audiência Pública Regional – SUL  
Data: 17 de agosto de 2023 (quinta-feira)  
Horário: 18h30  

Audiência Pública – GERAL  
Data: 19 de agosto de 2023 (sábado)  
Horário: 09h  

Audiência Pública Regional – LESTE  
Data: 21 de agosto de 2023 (segunda-feira)  
Horário: 18h30  

Audiência Pública Regional – CENTRO OESTE  
Data: 22 de agosto de 2023 (terça-feira)  
Horário: 18h30  

Audiência Pública Regional – NORTE  
Data: 23 de agosto de 2023 (quarta-feira)  
Horário: 18h30 



Revisão Parcial da Lei de Zoneamento
A Revisão Parcial da LPUOS tem o objetivo de rever aspectos pontuais para a melhoria da aplicação da legislação de 2016 e promover compatibilizações necessárias considerando a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, sancionada em julho através da Lei 17.975/2023, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 2304556-40.2020.8.26.0000), que determinou a inaplicabilidade de alguns dispositivos da Lei 16.402/2016.    

Em maio, o Município havia apresentado uma primeira versão de Minuta Final para a Revisão do Zoneamento, considerando o projeto de lei (PL 127/2023) elaborado pelo Executivo para a Revisão Intermediária do PDE. Diante da aprovação na Câmara Municipal de um projeto substitutivo para os ajustes no Plano Diretor, houve a necessidade por parte da Prefeitura de apresentação de uma nova Minuta Final para a Revisão da Lei de Zoneamento.   

Concluídos os debates com a sociedade, o Projeto de Lei para a Revisão Parcial da LPUOS será encaminhado à Câmara Municipal. 



Processo participativo 
O desenvolvimento da proposta de Revisão Parcial da Lei nº 16.402, de 22 de maio de 2016, teve início em 2017. Ao longo de três anos (2017 a 2019), foi realizada uma série de atividades como parte do processo de elaboração de uma proposta de revisão ou promoção de pequenos ajustes na referida lei. 

Depois de trabalhos internos, a Prefeitura de São Paulo apresentou em 2018 a 1ª Minuta de Projeto de Lei com proposta de ajustes para a LPUOS. Esse texto foi submetido à consulta pública, diálogos com colegiados (CMPU, CTLU e CMH) e audiências públicas regionalizadas. Todas as contribuições recolhidas foram sistematizadas e, em outubro de 2019, a 2ª Minuta de Projeto de Lei foi apresentada à população para uma nova rodada de audiências públicas e diálogos com colegiados.       

Em maio de 2023, a Prefeitura apresentou a primeira versão da Minuta Final da Revisão Parcial da Lei de Zoneamento em audiência pública devolutiva e em reuniões com os colegiados Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CLTU). A proposta considerava o projeto de lei (PL 127/2023) encaminhado pelo Munícipio à Câmara Municipal, em março deste ano, para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE).  

No mês de agosto de 2023, a Prefeitura apresenta à sociedade civil uma nova Minuta Final adequada à legislação vigente. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
 imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn

Ações do documento

Vídeos

O que São Paulo quer, a Prefeitura faz

Ver agenda completa