Terça-feira, 30 de Maio de 2023 | Horário: 16:54

Responsabilidade fiscal garante capacidade de investimento recorde para Prefeitura de São Paulo

Esforço do município permite enfrentamento dos desafios estruturais da maior cidade da América Latina

As políticas de responsabilidade fiscal e eficiência administrativa da Prefeitura de São Paulo garantiram ao município uma capacidade de investimento recorde em 2023: são mais de R$ 14 bilhões no orçamento atualizado, com incremento de R$ 3 bilhões em relação aos valores previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). No ano passado os valores empenhados em investimentos pela Prefeitura paulistana já chegaram a índices inéditos: foram quase R$ 8,9 bilhões aplicados na melhoria da qualidade de vida dos 12 milhões de habitantes da cidade.

Entre outras ações continuadas de responsabilidade fiscal, a negociação bem-sucedida da Prefeitura de São Paulo com o governo federal envolvendo a cessão do Campo de Marte, cujo acordo foi firmado em 2022, também tem reflexos na perspectiva positiva para os investimentos da cidade nos próximos anos. O acordo extinguiu a dívida do município com a União no valor de quase R$ 24 bilhões (cerca de R$ 3,4 bilhões por ano), liberando recursos para investimentos preferenciais em ações do Programa de Metas da Prefeitura, com destaque para áreas de Habitação, Mobilidade, Saúde, Educação e Assistência Social.

Outra iniciativa fundamental da Prefeitura de São Paulo para garantir a sustentabilidade de suas contas públicas foi a modernização da Previdência Municipal. A reforma previdenciária, realizada em duas etapas, garantiu uma redução de cerca de R$ 100 bilhões no passivo atuarial do sistema e uma queda no déficit anual de R$ 5,6 bilhões, em 2020, para R$ 2,9 bilhões em 2022.

Além de reduzir o déficit da Previdência paulistana, que tem de ser coberto por recursos públicos que poderiam ser utilizados em outras prioridades da população de São Paulo, a modernização do sistema previdenciário da capital oferece uma garantia aos servidores públicos municipais de que haverá sustentabilidade, a médio e longo prazos, para suas aposentadorias e pensões.

Essas ações de sucesso na área fiscal permitiram que a Prefeitura de São Paulo conte atualmente com um saldo positivo no Tesouro Municipal, com valores em caixa que garantem à administração uma maior capacidade de planejamento e execução de políticas públicas. Esses recursos são fundamentais para a administração enfrentar os desafios e problemas estruturais da maior cidade da América Latina.

Reconhecimento internacional
Como reconhecimento por suas políticas de responsabilidade fiscal, São Paulo recebeu em 2022 a nota máxima (AAA) no quesito Sustentabilidade da Dívida na avaliação da agência de classificação de risco norte-americana Fitch Ratings.

Além disso, a cidade manteve o status de “grau de investimento” com a nota A- (Perfil de Crédito Individual), subindo três níveis na comparação com a classificação anterior. Essa nota é inédita para um ente público no país e só não foi melhor porque os ratings finais da cidade seguem limitados pelo rating soberano do Brasil (BB-/Estável).

Investimentos
Em 2022 a Prefeitura de São Paulo iniciou, deu continuidade ou concluiu cerca de 1.300 obras em todas as regiões. Os destaques ficam para Habitação, com construção e entregas de 1.983 unidades habitacionais de um total de 5.265 já entregues pela atual gestão, e para Saúde, na qual foram aplicados recursos em reformas e em novos equipamentos.

Já a área de Educação, considerada também prioritária da gestão municipal, teve investimentos para a construção, ampliação e reforma de escolas e centros de educação infantil. Outras áreas como Mobilidade, Transporte, Urbanismo com valores destinados ao recapeamento de vias, pavimentação, Operação Tapa-Buraco, recuperação e reforço de pontes e viadutos e reforma e acessibilidade em calçadas, Assistência e Desenvolvimento Social e Segurança.

Para 2023, a Prefeitura de São Paulo segue com investimentos preferenciais em ações do Programa de Metas, com destaque para áreas de Habitação, Mobilidade, Saúde, Educação e Assistência Social.

Redução de impostos

O sucesso das políticas fiscais da Prefeitura de São Paulo possibilitou, em 2021, que a administração municipal reduzisse a alíquota de ISS de 5% para 2% para atividades desenvolvidas por plataformas digitais, como aluguéis, transporte de passageiros ou entregas e compra e venda de mercadorias (marketplace), além de administração de imóveis e atividades de audiovisual.

A medida teve como objetivo estabelecer uma carga tributária apta a proporcionar a retenção no município de contribuintes com alta mobilidade, garantindo a geração de empregos e renda na cidade de São Paulo. As atividades contempladas foram: franquias; intermediação de atividades de transporte, entrega e administração de imóveis e intermediação de aluguéis por meio de plataformas digitais; setor de programação visual, comunicação visual e serviços congêneres.