Quinta-feira, 25 de Março de 2021 | Horário: 16:49

Renda Básica Emergencial 2021: Cidade de São Paulo dá início aos pagamentos

Mais de 480 mil famílias serão beneficiadas. Valores serão liberados em três parcelas de R$ 100 mensais, de acordo com calendário divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Em coletiva on-line realizada nesta quinta-feira (25), a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Berenice Gianella, anunciou que os primeiros pagamentos do Renda Básica Emergencial já começaram a ser realizados no município. Os critérios para a concessão dos valores são os da Lei 17.504 de 2020, que instituiu o benefício para reduzir os efeitos da pandemia. Os valores serão creditados neste mês de março, abril e maio e vão de R$ 100,00 a R$ 200,00 por mês/pessoa. No total, serão beneficiados 1.287.422 cidadãos: um investimento previsto de R$ 398 milhões.

A secretária explicou que estão recebendo hoje aqueles que têm o final de NIS 1 e 2; amanhã (26) 3 e 4; segunda-feira (29) 5 e 6; terça-feira (30) 7 e 8 e quarta-feira (31) 9 e 0.

“São as 480 mil famílas cadastradas no Bolsa Família e os trabalhadores ambulantes que ainda não são cadastrados no Bolsa Família, mas que preenchem os critérios e que têm o TPU (Termo de Permissão do Uso de Via Pública) vigente ou que estejam inscritos no programa Tô Legal", explicou Berenice.

Clique aqui e baixe a apresentação completa da coletiva

Outros beneficiados
Também serão contempladas pelo Renda Básica Emergencial pessoas com deficiência, independentemente de idade, com um benefício no valor de R$ 200 mensais. Ele não é válido para os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em 2020, 1.265.827 pessoas receberam o Renda Básica Emergencial.

Agências abertas
As unidades da CAIXA realizarão atendimento apenas para efetuar o pagamento do benefício durante o feriado emergencial, que ocorrerá entre esta sexta-feira (25) e 3 de abril, para reduzir a circulação do público e, consequentemente, o contágio pelo coronavírus.

“Serão apenas 133 agências em funcionamento, menos do que o normal. Mas é importante ressaltar que as pessoas não se aglomerem. Pedimos que utilizem os canais digitais do banco para receber seus valores”, enfatizou a secretária.

Calendário de pagamento
Os créditos serão feitos de acordo com o final do número do NIS. As datas dos depósitos de abril e maio serão divulgadas oportunamente. A partir desta sexta-feira (26) os munícipes começarão a receber mensagens via SMS informando a data de seu pagamento, que ocorrerá no mesmo dia em que recebem esses avisos. Confira abaixo.

Final do NIS Data do crédito
1 e 2 25/03